segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Os 4 vulcões ativos mais perigosos.








Sabia que antigamente as pessoas achavam que erupções vulcânicas eram punições dos Deuses? Bom, provavelmente ainda tem gente que segue a crença. Mas independente do que você acredite, a devastação continua a mesma. Conheça agora alguns vulcões ativos capazes de destruir muita coisa:
4. MONTE VESÚVIO

O Monte Vesúvio fica em Campânia, na Itália, e tem um histórico de erupções que o torna um dos vulcões mais perigosos da atualidade. Sua última golfada foi em 1944, mas antes disso, ele manteve um ciclo de erupções que se repetia à cada 20 anos. Além disso, 3 milhões de pessoas moram relativamente perto da cratera, que já enterrou cidades como a famosa Pompeia.


3. SAKURAJIMA

Esse fica no Japão, como o nome já sugere. Ele já foi uma ilha, mas derramou tanta lava que acabou criando sua própria conexão ao Japão. Todo ano, milhares de pequenas explosões acontecem em sua cratera, jogando cinzas em cima das cidades próximas. O problema mesmo é quando ele resolver parar com isso e realizar uma erupção de verdade, o que seria mortal aos 700 mil residentes de Kagoshima.


2. MAUNA LOA

Mauna Loa é o maior vulcão do mundo, além de ser um dos 5 vulcões que constituem a ilha do Havaí. Ele vem entrando em erupção frequentemente ao longo dos últimos 700 mil anos, com a mais recente delas datando em 1984. Em 1950, a cidade de Ho’okena Mauka foi completamente destruída por ele. Apesar de raro, além das erupções, por conta dos deslizamentos de terra pelos lados do vulcão, ele também pode causar terremotos e mega tsunamis.


1. CALDEIRA DE YELLOWSTONE

O Parque de Yellowstone, nos EUA, é famoso pelos seus gêiseres e pela beleza do ambiente, que atraem turistas do mundo todo. Só que por baixo de todo esse encanto, jaz um super vulcão com o potencial para destruir todo o oeste dos EUA e alterar o curso da história. Ele não entre em erupção há 640.000 anos, então talvez estejamos salvos. Mas pra você ter uma ideia, a primeira explosão conhecida de um super vulcão há 2.1 milhões de anos atrás foi 25.000 vezes maior do que a erupção do Monte Santa Helena, que espalhou cinzas vulcânicas pelo mundo todo.

Diferente dos vulcões tradicionais, os super vulcões não têm o formato de um cone, e se mantém no subsolo, em caldeiras. Basicamente, todo o Parque de Yellowstone é uma caldeira gigante, pronta para explodir e devastar a humanidade. De acordo com estimativas, uma explosão em Yellowstone mataria aproximadamente 87.000 pessoas imediatamente, e as nuvens de cinzas e gás teriam efeitos incalculáveis no suprimento de comida mundial.


www.macacovelho.com.br/os-4-vulcoes-ativos-mais-perigosos/

4 comentários:

Minha lista de blogs