segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Gigantesco asteróide Pode Ameaçar Terra




Gigantesco asteróide Pode Ameaçar Terra, Telescópio robótico da Universidade de Moscou descobriu um gigantesco asteróide que poderia atingir a Terra no futuro. Se essa colisão acontecer, a explosão seria 1000 mais poderoso da explosão meteorito Chelyabinsk em 2013.

Um telescópio automática instalado nas Montanhas do Cáucaso da Rússia, perto da cidade de Kislovodsk, viu pela primeira vez a rocha espacial recém-descoberta, batizada de 2014 UR116.

Estima-se que o asteróide possui 370 metros de diâmetro, que é maior do que o tamanho do asteróide Apophis. Uma vez que os astrônomos russos viram o novo objeto espacial, eles passaram os dados para colegas do Centro de Planetas Menores do Observatório Astrofísico Smithsonian. Isso significa que muitos observatórios de todo o mundo examinaram atentamente o 2014 UR116, que ajudou a calcular a órbita preliminar do objeto.

a Órbita do 2014 UR116 é flutuante, porque também passa perto de Vênus e Marte, e a força gravitacional desses planetas também podem influenciar a trajetória do asteróide. Quando um meteorito explodiu nos céus da cidade russa de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, a energia da explosão foi estimada para ser equivalente a 300-500 quilotons de TNT. Mas o meteorito Chelyabinsk foi relativamente pequeno, cerca de 17 metros de diâmetro e desintegrou-se com uma explosão a uma altitude de mais de 20 quilômetros.

O recém-descoberto 2014 UR116 é muito maior e sua colisão com o nosso planeta seria catastrófica, como o seu poder de impacto seria mil vezes mais forte que o do meteorito de Chelyabinsk, apontou o jornal Científico da Rússia . Mas a boa notícia é que o asteróide não representa uma ameaça para a Terra por pelo menos os próximos seis anos, Victor Shor, pesquisador associado do Instituto de Astronomia Aplicada à agência de notícias Interfax. No momento em que a parte mais próxima de 2.014 órbita de UR116 é 4,5 milhões quilômetros da Terra. Mas isso vai mudar, assim que os cientistas ficarem de olho no 2014 UR116 nos próximos anos.




Fonte:rt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs