quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Yellowstone supervulcão cobriria América do Norte em cinzas

É altamente improvável um supervulcão vai entrar em erupção no parque nacional de Yellowstone.Mas, diz um novo estudo, se o fez, cinzas vulcânicas que cobrem a América do Norte.


Um exemplo de uma possível distribuição de cinzas de um Yellowstone supereruption duração de um mês. O Serviço Geológico dos Estados Unidos criou um novo modelo de computador que mostra essa distribuição. Seu trabalho mostrou que uma, grande erupção hipotética criaria uma espécie distinta de nuvem de cinzas conhecido como um "guarda-chuva", que se expande de maneira uniforme em todas as direções. Distribuição Ash vai variar de acordo com a altura das nuvens, a duração erupção, diâmetro das partículas vulcânicas na nuvem, e as condições de vento, de acordo com o novo estudo. Imagem via USGS

Apesar do elevado interesse por ela, os cientistas dizem que não é provável que um supervulcão vai entrar em erupção no parque nacional de Yellowstone qualquer momento no futuro próximo. E, se o fez, os efeitos da erupção que variam de acordo com a força da erupção, as condições do vento no momento, e outros fatores. Ainda assim, de acordo com um novo estudo do US Geological Survey, uma Yellowstone supereruption duração de um mês que cobrem as montanhas rochosas do norte em "metros de cinzas." Enquanto isso, cidades tão distantes como Nova York, Los Angeles e Miami receberia seu próprio pó fino de milímetro de cinzas. Em outras palavras, um supervulcão de Yellowstone cobriria a América do Norte com cinzas, de mar a mar.

Os pesquisadores disseram em um comunicado à imprensa:


Um reservatório subterrâneo gigante de rocha quente e parcialmente fundido alimenta o vulcão no parque nacional de Yellowstone. Produziu três erupções enormes cerca de 2,1 milhões, 1,3 milhões e 640 mil anos atrás. A actividade geológica em Yellowstone não mostra sinais de que erupções vulcânicas, grandes ou pequenos, irão ocorrer no futuro próximo. A atividade vulcânica mais recente em Yellowstone - um fluxo de lava relativamente não-explosiva na retinite Planalto no trecho sul do parque - ocorreu 70 mil anos atrás.

Esses pesquisadores dizem que seu modelo melhorado computador - cujos resultados são publicados na revista Geoquímica, Geofísica, Geosystems - mostra que uma hipotética, supereruption em Yellowstone poderia criar um tipo distinto de nuvem de cinzas conhecido como um guarda-chuva .

Como o próprio nome indica, essa nuvem se expandir de maneira uniforme em todas as direções, o envio de cinzas por toda a América do Norte. Distribuição Ash vai variar de acordo com a altura das nuvens, a duração erupção, diâmetro das partículas vulcânicas na nuvem, e as condições de vento, de acordo com o novo estudo.


A figura acima mostra exemplos de formas de pluma que resultariam de diferentes tipos de erupções vulcânicas. A pluma fraco (à esquerda) forma tipicamente acima pequenas erupções como a abril-maio ​​2010 erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia, como mostra esta imagem Earth Observatory da NASA. Um forte pluma com uma grande nuvem de guarda-chuva (à direita) se forma durante grandes erupções, como mostrado nesta imagem da nuvem Pinatubo Agência Meteorológica japonesa em 15 de junho de 1991 e, durante superuruptions, nuvens de guarda-chuva de plumas fortes podem empurrar o seu caminho centenas ou milhares de quilômetros contra o vento. Imagem via USGS

A supereruption é extremamente improvável, o estudo observa. No entanto, se ocorresse, poderia fechar as comunicações electrónicas e as viagens aéreas em todo o continente, e alteram o clima.

Pesquisadores do Serviço Geológico dos EUA usou um supereruption hipotético Yellowstone como estudo de caso para executar seu novo modelo que calcula a distribuição de cinzas para erupções de todos os tamanhos. O modelo, chamado Ash3D, incorpora dados sobre os padrões de vento históricos para calcular a espessura de queda de cinzas para uma supereruption como a que ocorreu em Yellowstone 640 mil anos atrás.

O novo estudo fornece as primeiras estimativas quantitativas da espessura e distribuição de cinzas em cidades de todo os EUA se o sistema vulcânico Yellowstone deparar com este tipo de enorme, porém improvável, erupção.

Leia mais no site da American Geophysical Union


Um vôo aéreo sobre Midway Geyser Bacia do Yellowstone em 2004 mostra Grand Prismatic Spring e Excelsior Geyser Crater, que drenam para o rio Firehole nas proximidades. Imagem via USGS

Resumindo: Se o supervulcão de Yellowstone foram a entrar em erupção - um cenário improvável, dizem cientistas - cidades próximas ao vulcão poderia ser coberto por mais de um metro (alguns centímetros) de cinzas. Haveria centímetros (alguns centímetros) de cinzas no Centro-Oeste, enquanto as cidades em ambas as costas veria milímetros (uma fração de uma polegada) de acumulação, de acordo com o novo estudo, que foi publicado online em 27 de agosto de 2014 em Geoquímica, Geofísica, Geosystems, um jornal da União Geofísica Americana. O documento foi disponibilizado sem nenhum custo viaonlinelibrary.wiley.com .

http://earthsky.org/earth/yellowstone-supervolcano-would-cover-north-america-in-ash


MAIS DE TERRA DO CÉU
Uma antiga floresta submarina no Golfo do México
Forte terremoto no dia 26 de agosto, às preocupante vulcão da Islândia
Perda de seis geleiras no oeste da Antártida parece inevitável
Padrões de precipitação incomuns em os EUA
Vídeo: É trigêmeos panda gigante!
De todo o web
Solar-vento Torre Geração de Energia Elétrica (Greenbuilder)
Incrível: Rochas que a auto-Move!Incrível: Rochas que a auto-Move!(Learnist)
Voyager 1 deixou o Sistema Solar (Ou não?) (Learnist)
Você está pronto para Solar?(Greenbuilder)
Não Vala a Dieta (selecione Yachts)
Para melhorar estas recomendações, Registre-se em Outbrain

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs