quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Super tufão ruma para o Japão, ventos acima de 350 km hora

Posted by Thoth3126 on 05/08/2015




A maior super tempestade de 2015 vai atacar o Japão e Taiwan na quinta feira, Tufão Soudelor

A super tempestade mais poderosa de 2015 esta em rota de colisão direta com o Japão e Taiwan. Com ventos com incrível velocidade de mais de 350 km por hora, o Tufão Soudelor já causou estragos em um grupo de pequenas ilhas no Oceano Pacífico. Espera-se que vai atingir a terra firme em algum momento na quinta-feira.

Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

© Autonomous Nonprofit Organization “TV-Novosti”, 2005–2015.

Publicado: 04 de agosto de 2015 14:48 – http://www.rt.com


A super tempestade tropical atravessou o norte das Ilhas Marianas no domingo, que estão localizadas cerca de 2.500 quilômetros ao leste das Filipinas. No entanto, apesar de extremamente forte a super tempestade não causou nenhuma vítima fatal ainda.






Astronauta japonês fez registro do supertufão Soudelor da Estação Espacial Internacional. Tempestade vai em direção ao Japão, Taiwan e China (Foto: Reprodução/Twitter/Kimiya Yui)





Os ventos apresentaram rajadas de até 354 quilômetros por hora (220 mph), conforme registrado e de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (Centro Conjunto de Alerta de Tufões), citado pela agência de noticias AFP e foi mais forte do que o ciclone Pam, até agora a mais forte tempestade de 2015, que custou 15 vidas em Vanuatu quando atingiu aquelas ilhas há cinco meses.

O super Tufão Soudelor tornou-se o quinto de 2.015 nessa segunda-feira. Um super tufão é definido quando seus ventos atingem velocidade constante de pelo menos 241 km por hora (150 mph).

“Eu já vi vários postes de energia postos abaixo; Eu vi carros capotados na estrada; Eu vi um monte de telhados arrancados de muitas casas”, declarou John Hirsh, diretor-executivo da Cruz Vermelha Americana em Saipan, ao jornal Pacific Daily News, citado pela AFP.


O Tufão Soudelor já causou estragos em um grupo de pequenas ilhas no Oceano Pacífico. Espera-se que vai atingir o Japão em algum momento na quinta-feira.

Ele acrescentou que houve “grandes” danos em toda a ilha e tinha havido uma série de danos à infra-estrutura pública. Um total de 400 pessoas tiveram de ser evacuadas e foram alojadas em abrigos de emergência, enquanto o governador em exercício Ralph Torres declarou um “estado de catástrofe e de emergência significativos.”

A tempestade classificada de categoria cinco (máxima) é esperada aumentar em sua força ao longo das próximas 24 horas, segundo o Weather Channel.



Enquanto isso, o Taiwanese Central Weather Bureau (Escritório Central Taiwanês do Clima) descreveu a tempestade como um tufão “single wolf” (o que quer que isso signifique). Embora ainda esteja distante cerca de 2.000 quilômetros, a supertempestade está se movendo a uma velocidade de 21 km por hora.

O departamento diz que é muito cedo para dizer se todo o país será afetado. O tufão poderia mudar de rumo, mas o nordeste do país, onde a capital Tapei está localizada, está prevista para ser a mais afetada. A tempestade é suscetível de ser rebaixado para a categoria de tempestade quatro ou três no momento em que atingir terra firme.

Abaixo imagem de alta resolução feita por satélite:
Video Player




A base aérea de Kadena situada na ilha japonesa em Okinawa também está em risco de ser pega pelo caminho da tempestade, mas os peritos meteorológicos novamente dizem que é muito cedo ainda para se dizer com qual força o tufão a atingirá, ou se ele vai perde-la completamente.

Tufões e ciclones tropicais se formam tipicamente no oeste do Pacífico, entre maio e outubro, com o super tufão Pam sendo a mãe de todos eles até agora este ano de 2015.

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs