quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os cientistas descobriram uma maneira de interferir com a luz para tornar objetos transparentes



Esqueça fumaça e espelhos, os cientistas descobriram como manipular a luz para tornar objetos opacos parece transparente.

Nossos olhos percebem um objeto na frente de nós como sendo uma determinada cor, dependendo do que os comprimentos de onda da luz do objeto absorve e reflete. Por exemplo, a banana parece amarelo para nós, porque ele reflete a luz amarela, absorvendo todos os outros comprimentos de onda ao mesmo tempo. Mas e se fosse possível enganar os nossos olhos em pensar que um objeto é uma cor diferente, ou até mesmo invisível?

Isto é o que os cientistas da Université Paris-Sud, na França fizeram por interferir na interação entre luz e objetos.

E não é tão fácil quanto parece. Quando a luz atinge a superfície de átomos individuais ou moléculas faz com que partículas de luz - conhecidas como fótons - a ser refletida em ângulos estranhos. Este é um processo bastante simples, mas as coisas se tornam mais complicadas quando a luz atinge dois ou mais átomos ou moléculas que interagem chamados emissores - que é o caso quando bater objetos maiores.

Como a luz é refletida de um emissor, ele muda seu campo eletromagnético , e que, em seguida, influencia os emissores nas proximidades, o que significa que os fótons estão espalhadas em um padrão complexo, aleatório. As coisas ficam ainda mais complicado, pois cada emissor tem uma distribuição desigual de elétrons, fazendo com que ele tem um lado positivo e negativo, conhecido como um dipolo . Isso faz com que os emissores como quantum escala ímãs - eles se repelem outros emissores que têm o lado oposto voltado para eles.

Isto é conhecido como interação dipolo-dipolo, e embora resulta em alguma dispersão de luz bastante agitado, também é algo que os cientistas podem controlar a fim de manipular como a luz reflete fora um objeto.

Os investigadores franceses já funcionou uma maneira que eles podem controlar essas interações dipolo para que, em teoria, o objeto não será devolvida qualquer comprimentos de onda de luz em nossos olhos e aparece transparente.Eles estão chamando essa transparência eletromagnética induzida por dipolo (DIET).

Até agora, isso só foi feito em um objeto composto de apenas dois átomos, mas a pesquisa abre caminho para a criação de moléculas maiores que podem aparecer cores transparentes ou até mesmo diferente do que elas realmente são.

A equipe acreditam que DIETA também poderia ser usado para gerar luz lenta ou mesmo para parar a trajetória de ondas de luz, simplesmente mudando a forma como a luz interage com o meio através do qual ele está a viajar.

Luz lento ocorre quando a luz é desacelerou para uma fração da sua velocidade normal. Muitos dos usos para lento luz são em grande parte experimental, mas a equipa relata que poderia ser útil em aplicações ópticas, tais como a transmissão de informações, interruptores que utilizam menos energia, e espectrómetros de alta resolução.

E a luz parou está além de legal. Ele se forma quando a luz da memória - ou a imagem que está sendo realizado pela luz - é armazenada em cristais.

A capacidade de mudar a cor dos objetos parece ser algo que os alunos aprenderiam em Hogwarts, mas os pesquisadores dizem que eles devem primeiro observar o fenômeno DIET em sistemas atômicos ou moleculares de vários níveis para ver se ele poderia um dia ser uma realidade.

Os resultados são publicados na revista Physical Review Letters.

Fonte: http://sciencealert.com.au/news/20140511-26461.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs