segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Observatório confirma ocorrência de abalo sísmico em Gramado, RS



Tremor de 3,2 pontos na escala richter foi confirmado pela USP.


Moradores se assustaram com os barulhos e avisaram os bombeiros.




Do G1 RS

Abalo sísmico em Gramado foi confirmado pelo Observatório da USP (Foto: Roberto Scholz/Arquivo Pessoal)

O Observatório da Universidade de São Paulo (USP) confirmou no início da tarde desta segunda-feira (4) que houve um abalo sísmico na noite de domingo (3) em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. Segundo José Luiz de Oliveira, diretor do Parque do Caracol, em Canela, onde o sismógrofo está instalado, o tremor atingiu 3,2 pontos na escala richter.
saiba mais
Moradores de Gramado relatam tremores de terra, dizem bombeiros
Tremor de 3,6 pontos na escala richter assusta moradores de Caxias do Sul

De acordo com o Observatório da USP, essa é a primeira vez que o fenômeno acontece em Gramado. O centro do abalo sísimico, que provocou os tremores de terra na cidade, foi na Cordilheira dos Andes, que se estende da Venezuela até a Patagônia, atravessando todo continente Sul-Americano.

Os bombeiros de Gramado afirmam que receberam de 30 a 50 ligações de moradores após as 23h de domingo para relatar os tremores de terra. As chamadas vieram de todas as partes da cidade, mas principalmente dos bairros Bavária, Piratini e Floresta. De acordo com as autoridades, não houve abalos estruturais em Gramado.

No dia 28 de junho um tremor de 3,6 na escala richter foi registrado em Caxias do Sul, também na Serra. Segundo Oliveira, a partir do número três na escala, o estado é considerado crítico.

A USP conta com dois observatórios no Rio Grande do Sul. Um em Canela, na Serra, e outro em Caçapava do Sul, na Região Central.

 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/08/observatorio-confirma-ocorrencia-de-abalo-sismico-em-gramado-rs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs