segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Atividade sísmica nos Andes pode ser causa de tremores em Gramado Falha geológica na Serra também está entre as hipóteses levantadas



Moradores de pelo menos cinco bairros sentiram tremores em Gramado Foto: Lauro Alves / Agencia RBS


Entre as causas levantadas por especialistas para os tremores de terra sentidos na noite deste domingo em Gramado, a mais provável é um fenômeno já comprovado por especialistas. O abalo verificado na serra gaúcha pode ter sido reflexo de atividades sísmicas registradas diariamente na Cordilheira dos Andes, conforme o professor do Instituto de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roberto Cunha.

"Pareciam fortes explosões", relata morador sobre tremorTremores de terra assustam moradores de Gramado
Outras duas hipóteses citadas por estudiosos são a movimentação de uma falha existente na encosta da Serra, próximo a Gramado, e a detonação de pedreiras na região. Segundo Cunha, a confirmação da primeira causa é difícil, pois existem poucos estudos que avaliem a movimentação desta falha. A segunda é improvável devido ao horário — dificilmente pedreiras estariam em atividade no horário da ocorrências dos tremores.

De acordo com o sismógrafo instalado no Parque do Caracol, em Canela, o abalo sísmico na região chegou a 3,2 graus na Escala Richter _ o grau de magnitude vai até 7. Os tremores foram percebidos entre 22h45min e a meia-noite por moradores de pelo menos cinco bairros de Gramado: Piratini, Pórtico I, Bavária, Planalto e Floresta, todos na região oeste do município.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

O Corpo de Bombeiros do município recebeu pelo menos 30 ligações de moradores assustados com o fenômeno. Não foram registrados danos em construções e ninguém ficou ferido. Os Bombeiros farão relatório, que será entregue à Polícia Civil, responsável pela investigação do caso.

Em junho deste ano, moradores de Caxias do Sul também relataram tremores em, pelo menos, seis bairros.

* Zero Hora

 http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/08/atividade-sismica-nos-andes-pode-ser-causa-de-tremores-em-gramado-4567325.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs