segunda-feira, 11 de agosto de 2014

AO VIVO: Chuva de meteoros Perseidas 2014





11/08/14 - Assista a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Perseidas, e saiba como observá-la a olho nu


A primeira quinzena de agosto foi presentada com dois belos eventos astronômicos. No domingo, tivemos a oportunidade de contemplar a Super Lua, a maior Lua Cheia do ano, inclusive através de transmissões ao vivo aqui em nosso site, e agora, estamos passando pelo pico da Chuva de Meteoros Perseidas, 11 e 12 de agosto, e mais uma vez, você poderá acompanhar ao vivo!


A Chuva de Meteoros Perseidas acontece todos os anos, sempre nessa mesma época de julho e agosto, quando a Terra passa pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III. Essa chuva de meteoros pode ser observada entre 23 de julho e 22 de agosto, porém, seu pico (momento em que mais meteoros são observados) acontece na madrugada do dia 12 de agosto, quando cerca de 80 meteoros riscam o céu a cada hora.


Calendário Lunar
Calendário dos principais eventos astronômicos
Calendário das chuvas de meteoros

Esse ano, a Chuva de Meteoros Perseidas será ofuscada pela Lua, ou melhor, pela Super Lua, e por conta disso, a quantidade de meteoros que poderemos observar será de aproximadamente 30 por hora. Por outro lado, a notícia boa é que a Chuva de Meteoros Perseidas é famosa por produzirbólidos (bolas de fogo), que poderão ser observados mesmo com a Lua Cheia.






Na semana passada, a NASA registrou quase 100 bolas de fogo da chuva de meteoros Perseidas, e isso somente nos céus dos EUA, e longe do pico da chuva, que será nos dias 11 e 12. Ou seja, se você está se perguntando: será que vale a pena observar a chuva Perseidas levando em consideração a Super Lua? Nós respondemos: Com certeza! Diferente de outras chuvas de meteoros, essa poderá render alguns bólidos magníficos.


Teremos duas transmissões ao vivo da chuva de meteoros Perseidas, uma cortesia da NASA e do canal Ciência e Astronomia. Os vídeos estarão disponíveis logo abaixo, nos horários informados. Não perca!

Curta nossa página no Facebook! Assim você não perde os principais eventos astronômicos!





Transmissão Ciência e Astronomia
Início: 11 de agosto às 23h59 pelo horário de Brasília (02h59 UTC)






Transmissão da NASA
Início: 12 de agosto às 22h30 pelo horário de Brasília (01h30 UTC)






Como faço para observar a Chuva de Meteoros Perseidas?


Para observar uma chuva de meteoros, não são necessários equipamentos especiais como telescópios ou binóculos. Basta olhar para o céu.


A Chuva de Meteoros Perseidas pode ser observada entre 23 de julho e 22 de agosto, mas o seupico acontece na madrugada do dia 12 de agosto. O melhor horário para ver seus meteoros é antes do amanhecer, após as 03h00, que é quando a constelação de Perseu estará nascendo. Olhe para a região nordeste do céu, como mostra na imagem abaixo.





Região do céu de onde os meteoros Perseídeas parecem surgir. Créditos: STELLARIUM



A constelação de Perseu se encontra mais alta no céu para os observadores do hemisfério norte, portanto no Brasil, quanto mais ao norte estiver o observador, melhor será a visão da constelação, e consequentemente a da chuva. As regiões norte e nordeste do Brasil terão uma visão privilegiada dessa chuva de meteoros.


Outro fato curioso é que a chuva de meteoros Perseidas produz meteoros e bolas de fogochamadas de EarthGrazers. Esses meteoros surgem próximo do horizonte e vão na direção do zênite (ponto mais alto do céu). É como se eles estivessem escalando o firmamento, geralmente um tanto coloridos e mais lentos do que o de costume.


E o mais importante de tudo: tenha paciência. Com as dicas que passamos, reserve uma ou duas horas para essa observação. Ver os meteoros cruzar o céu fará todo o trabalho valer muito a pena!


Boas observações e bons céus à todos!

Créditos: STELLARIUM

Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

 http://www.galeriadometeorito.com/2014/08/ao-vivo-chuva-de-meteoros-perseidas-2014.html
http://www.galeriadometeorito.com/2014/08/ao-vivo-chuva-de-meteoros-perseidas-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs