segunda-feira, 30 de junho de 2014

Descoberto mais um planeta similar à Terra, e este está a ‘somente’ 16 anos luz daqui




Veja abaixo o artigo publicado hoje no site oglobo.globo.com:


Astrônomos anunciaram nesta semana a descoberta de um planeta cujas características estão entre as mais parecidas com a Terra já identificadas até hoje. Batizado Gliese 832c, o corpo celeste fica a cerca de 16 anos-luz de nós, distância considerada pequena em termos astronômicos.

Apesar de ter uma atmosfera semelhante a nossa, o Gliese 832c tem uma massa 5,4 vezes maior que a Terra e orbita uma estrela vermelha “anã” a cada 36 dias. Isso significa que o planeta em questão fica muito mais perto de sua fonte de calor, em comparação com a nossa distância do Sol. No entanto, como essa estrela anã tem apenas metade da massa do Sol, o Gliese recebe cerca da mesma quantidade de energia solar. Por esta condição, o novo planeta não é nem muito quente e nem frio demais. Ou seja, poderia existir água líquida em sua superfície.

O Gliese 832c é um dos planetas mais semelhantes à Terra já descobertos, de acordo com o Índice de Similaridade Terra. Esta medida integra uma série de fatores, incluindo a temperatura da superfície e a densidade do planeta, em uma escala que vai de 0 a 1. O Gliese foi classificado como 0,81 na tabela, próximo ao índice conferido ao planeta considerado mais semelhante à Terra já descoberto, de 0,89.

No entanto, isso não quer dizer o Gliese 832c tem superfície parecida com a nossa, pois a grande massa do planeta indica que sua atmosfera seja bem mais espessa que a nossa, o que levaria a um efeito estufa fora de controle e temperaturas em ebulição.

E com cada nova descoberta similar a esta, fica mais óbvio o fato de ser impossível de estarmos sós no Universo.

n3m3

Fonte: oglobo.globo.com

Colaboração: Alberto Marins



Leia mais: http://ovnihoje.com/2014/06/30/descoberto-mais-um-planeta-similar-a-terra-e-este-esta-a-somente-16-anos-luz-daqui24972/#ixzz368eekOMW
Este conteúdo só pode ser republicado quando dado o devido crédito à(s) fonte(s) do artigo.
Follow us: @ovnihoje on Twitter | ovni.hoje on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs