quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vivemos Em Um Holograma? Alguns Físicos Creem Que Sim






O universo é um holograma e tudo o que você pode ver - incluindo este artigo e o dispositivo em que você está lendo - é uma mera projeção.

Isso é correto de acordo com um modelo controverso proposto em 1997 pelo físico teórico Juan Maldacena. Até agora, a teoria bizarra nunca tinha sido testada, mas modelos matemáticos recentes sugerem que o princípio incompreensível poderia ser verdade. A ciência admitiria que vivemos na Matrix se isso fosse provado.

De acordo com a teoria, a gravidade do universo vem de finas cordas vibrantes. Essas sequências são hologramas de eventos que ocorrem em um cosmos mais simples e plano. O modelo do Professor Maldacena sugere que o universo existe em nove dimensões de espaço e uma de tempo.

Agora, pesquisadores japoneses têm tentado resolver este problema, fornecendo evidências matemáticas de que o princípio holográfico pode ser correto, de acordo com um relatório na revista Nature.

O princípio holográfico sugere que, como o chip de segurança do seu cartão de crédito, há uma superfície bidimensional que contém todas as informações necessárias para descrever um objeto tridimensional - que neste caso é o nosso universo. Em essência, o princípio afirma que os dados que contenham uma descrição de um volume de espaço - tal como um humano ou um cometa - poderiam ser escondidos numa região desta versão achatada "real" do universo.

Em um buraco negro, por exemplo, todos os objetos seriam inteiramente contidos em flutuações de superfície. Isto significa que os objetos devem ser armazenados quase como uma "memória" ou fragmento de dados, em vez de um objeto físico. Num sentido mais amplo, a teoria sugere que o universo inteiro pode ser visto como uma "estrutura bidimensional projetada sobre um horizonte cosmológico" - ou, em termos mais simples, o universo que habitamos é uma projeção em 3D de um universo alternativo em 2D.

Em um artigo publicado no repositório arXiv, Yoshifumi Hyakutake, da Universidade de Ibaraki, no Japão, calculou a energia interna de um buraco negro em uma tentativa de fornecer evidências matemáticas para este princípio holográfico. Além disso, ele explorou os limites de um buraco negro específico, bem como os efeitos de "partículas virtuais", um tipo de partícula que se acredita estar continuamente pulando para dentro e para fora da existência.

Em um artigo separado, o Professor Hyakutake calculou a energia contida dentro do cosmos plano alternativo sem gravidade. Surpreendentemente, os cálculos do computador para o universo teórico e para as fronteiras do buraco negro foram iguais, fornecendo o que alguns dizem ser uma evidência "convincente" da dupla natureza do universo.

O Professor Maldacena disse que a prova numérica de que esses dois mundos aparentemente díspares são idênticos fornece a esperança de que as propriedades gravitacionais do nosso universo possam algum dia ser explicadas pela teoria quântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs