sábado, 16 de julho de 2016

A perda de biodiversidade atravessa a "linha vermelha" em 60% do planeta




Terra está se tornando saturado pela pressão exercida sobre ele os seres humanos, e isso terá consequências para o desenvolvimento social e económico.

Postado por: Catástrofes alerta em favor note , Galeria , Notícias , Recomendamos 17 de julho de 2016 0 Comments






Os seres vivos estão encurralados. A atividade humana está acabando com espécies a uma velocidade entre 1.000 e 10.000 vezes maior do que o que deveria ser o ritmo natural. Perto de 80% das florestas originais que cobriam a Terra 8.000 anos atrás foram apagadas , danificado ou fragmentado, de acordo com um relatório da Comissão Europeia. 30% dos cerca de 80.000 espécies de cada ano avalia a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, por sua sigla em Inglês) são consideradas ameaçadas de extinção. E a espada mais perigoso de Dâmocles que paira sobre a vida no planeta é aperda de habitat e degradação dos mesmos , que afeta 80% das espécies avaliadas.




Esta realidade é conhecida pelos cientistas há anos e alguns deles já chamando para a ação contra o problema global com um acordo mediado por as Nações Unidas no da mesma forma que foi feito contra as alterações climáticas. Agora, um estudo constata que esta perda de vida selvagem ao redor do mundo já está alterando ecossistemas de modo a que possam pôr em perigo também a continuidade das sociedades humanas.

"É a primeira vez que o efeito da perda de habitat para a biodiversidade global com este nível de detalhe é quantificada. E o que temos visto é que a maior parte da perda de biodiversidade já ultrapassou os limites de segurança sugeridas pelos peritos , "diz Tim Newbold, um pesquisador da University College London e principal autor do estudo recentemente publicado na revista Ciência .

O estudo analisou cerca de dois milhões de discos abundância de mais de 39.000 espécies em 18.659 lugares diferentes. Certamente é a análise mais abrangente que tem sido feito até à data. Embora a perda de espécies varia muito de lugar para lugar , os autores foram capazes de concluir que a abundância local de animais e plantas caiu para cerca de 85% do seu valor original em a ausência de usos da terra humanos.

Newbold e seus colegas procuraram comparar os dados de perda de biodiversidade com uma proposta feita recentemente em um estudo publicado por Will Steffen na revista resultante Ciência que colocar a linha vermelha não inferior a 90% da densidade original não para entrar no território inseguro para a própria humanidade .

Ecologistas propor que a partir de que os serviços ambientais limite de segurança fornecidos pelos ecossistemas e permitir que a maior parte do bem-estar da sociedade humana - tais como água potável, polinização, fibras para fazer roupas, decomposição de resíduos ou ser criticamente alimentos- ameaçada. E o recém-publicado pelo Newbold e suas descobertas da equipe não indicam nada de bom a este respeito. De acordo com os dados, 58,1% da área de terra global, em que mais do que 70% da população mundial, perdeu muitos animais e plantas já tenha excedido este limite para além do qual poderia ser incapaz de suportar as sociedades humano.



Ambientes que foram mais afectados por esta perda de espécies são pastagem, savanas e matagais, mas de acordo com o trabalho de 9 dos 14 principais biomas terrestres caíram abaixo do limite de segurança.

Se tudo desse território já cruzou a linha vermelha da biodiversidade, porque nós ainda não ter notado muitos mais exemplos dos efeitos negativos sobre os seres humanos? Embora os resultados do estudo recente são irrespondíveis e os números de perda de espécies são muito elevados, que ainda está em discussão entre a comunidade de Ecologia validade desses limites estabelecidos pelo Steffen (marcado na perda de 10% da abundância de indivíduos ou extinção de 20% ou mais das espécies de um local em particular).

"Sabemos que a perda de biodiversidade afeta o funcionamento do ecossistema, mas como ele faz issonão é totalmente clara . O que sabemos é que, em muitas partes do mundo estão se aproximando de uma situação onde a intervenção humana pode ser necessária para suportar as funções dos ecossistemas , "disse Newbold.

(Fonte: lagranepoca.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs