terça-feira, 3 de maio de 2016

Terremoto é sentido em nove cidades mineiras e assusta moradores de BH



Edição do dia 02/05/2016

02/05/2016 20h48 - Atualizado em 02/05/2016 20h48

Terremoto é sentido em nove cidades mineiras e assusta moradores de BH
Tremor teve magnitude de 3.7. O epicentro foi em Esmeraldas.
Em 2016, já foram registrados 122 tremores de terra no país.



Um terremoto sentido em pelo menos nove cidades mineiras assustou moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esmeraldas é uma cidade tranquila, pertinho de Belo Horizonte. Os moradores dizem que nunca viram nada parecido.

“Pra mim tava passando um trem debaixo da terra”, disse o pedreiro Salvador Ribeiro.

Betim é uma cidade vizinha. A câmera de segurança de uma casa balançou na hora do tremor.

“A sensação era que parecia que a casa ia cair. Sabe, guarda-roupa tremeu, o ventilador tremeu demais. Aí eu corri pra fora achando que era uma batida. A hora que eu corri, os vizinhos já estavam lá comentando que realmente que era um tremor bem forte”, contou Mariléia Diniz.

As histórias em algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte são parecidas. Um susto por volta de 6h20 com um forte estrondo. Mas para algumas pessoas a preocupação continua.

O tremor teve magnitude de 3.7. O epicentro foi em Esmeraldas. Mas, em pelo menos outras oito cidades, em um raio de cem quilômetros, a terra tremeu.

Isso foi provocado por uma acomodação de falhas geológicas. São rachaduras profundas na terra que se mexeram.

De acordo com o departamento de sismologia da Universidade de Brasília, em 2016 já foram registrados 122 tremores de terra no país, 21 em Minas Gerais. O dessa segunda-feira (2) foi o maior abalo já registrado na região.

“É um tremor razoável que causa um pouquinho de atenção. É um efeito natural da Terra fazendo com que ele se acomode numa certa falha geológica, uma estrutura. Mas, a gente tem que definir onde é que está essa estrutura, onde que está acontecendo realmente”, explicou o professor George Sand, do Observatório Sismológico da UNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs