sexta-feira, 29 de abril de 2016

Índia usa faixa de pedestre 3D para evitar acidentes


Trânsito




27/04/2016 18h29




(Crédito: Divulgação)

O governo indiano inovou na maneira de educar no trânsito. Para tentar diminuir o número de acidentes, o ministro dos transportes, Nitin Gadkari, propôs criar pinturas de faixas em 3Dnas principais estradas e rodovias do país.

A pintura funcionaria como uma ilusão de óptica que substitui as lombadas ou quebra-molas, fazendo com que o motorista reduza automaticamente.

De acordo com a OMS, pelo menos 200 mil pessoas morreram na Índia ano passado em decorrência de acidentes nas estradas. É um número altíssimo, e o maior índice do mundo. E são precisas medidas sérias – e criativas – para acabar com isso.

“Resolvemos apelar para a técnica da pintura 3D para fazer com que os motoristas diminuam a velocidade dos veículos, evitando assim a instalação de outros equipamentos desnecessários.”, disse Nitin Gadkari, Ministro dos Transportes do país.

Não é a primeira vez que a ilusão de óptica é utilizada para estes fins. Em 2008, a cidade norte-americana de Filadélfia utilizou as faixas 3D como parte de uma campanha para alertar os motoristas mais apressadinhos. No entanto, o projeto foi duramente criticado pela população, que acreditou não se tratar de uma solução a longo prazo, visto que uma vez que o motorista já passou pelo local e percebeu se tratar de uma pintura 3D, não reduziria a velocidade novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs