domingo, 3 de janeiro de 2016

O maior problema do Capitalismo

Dizer que no Brasil TUDO é mais pesado não é muito justo.

Primeiramente, você tem que pensar porque motivo algumas coisas por exemplo são mais baratas nos EUA e aqui não.

E a resposta vc não encontra pensando no PREÇO, que é o final da linha.

Vc tem que pensar no começo da linha, que é o modo de extração de matéria prima, desenvolvimento de um produto, produção, mão de obra pra isso, importação e exportação de produtos, até ele chegar na loja que vc vai comprar, o preço do lojista ao expor o produto, pagar as pessoas que trabalham pra ele nessa loja, enfim... Tem toda uma cadeia produtiva.

Aqui entram os meios de exploração de mão de obra pelo mundo inteiro. Só que o consumidor não pensa nisso, ele pensa só no bolso dele na hora de pagar. Não pensa que pra ele poder usar nike, alguém em algum lugar no mundo foi explorado pra isso.

Essa comparação Brasil X EUA é bem bem bem superficial.

E o problema do capitalismo não é que tudo custa caro. O problema do capitalismo é que ele é um sistema explorador, meritocrata, excludente, que mede dignidade das pessoas pela quantidade de bens que elas tem.

Já que vc tá meio em dúvida, eu recomendo que vc assista esse videozinho (tem 21min, mas eu garanto que vale a pena), que se chama "The Story of Stuff" (calma, tem legenda).



Esse vídeo pode te esclarecer um pouco sobre o meio de produção dos bens de consumo e como se chega aos preços e as implicações disso tudo.

Leia mais: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-o-maior-problema-do-capitalismo#ixzz3wC1DGRq5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs