quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Terremoto de 8,3 graus atinge costa do Chile e provoca alerta de tsunami






SANTIAGO - Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atingiu a costa do Chile, segundo o Serviço Geológico dos EUA, afetando várias regiões do país. O sismo teve seu epicentro a 54 quilômetros de Illapel, já no continente, e ocorreu a 25km de profundidade — a pouco mais de 230 km de Santiago. Foi emitido um alerta para tsunamis em toda a costa do país, e réplicas foram registradas. Resquícios foram sentidos também em São Paulo.


De acordo com serviços de emergência, o terremoto atingiu principalmente as zonas Metropolitana e de Maule. Uma tsunami poderia atingir a costa de Iquique por volta de 21h30m, com ondas de mais de três metros acima do nível usual do mar, segundo o serviço de tsunamis dos EUA.


O Chile pediu que toda a população perto da região do sismo vá para longe da costa. Sirenes de alerta foram soadas em grandes cidades costeiras, como Valparaíso. Serviços de emergência afirmaram que há cortes de luz e no sinal de celulares.


Usuários nas redes sociais relataram fortes tremores também em territórios argentinos. Alguns afirmaram até ter sentido fortes reflexos também em Buenos Aires, e com resquícios até em São Paulo. A redação do "El Mercurio", na capital chilena, registrou os tremores.


Nas medições sismológicas iniciais do país, o terremoto, que aconteceu por volta das 20h, havia sido classificado como tendo 7,2 graus — e posteriormente para 7,9.


Em 2010, um terremoto no centro do país deixou mais de 800 mortos e muita devastação em grandes cidades do país, como Concepción.


O Chile é um país sismologicamente muito ativo, com terremotos provocados por conta dos movimentos geológicos na Cadeia do Pacífico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs