quinta-feira, 18 de junho de 2015

VULCÃO COTOPAXI ECUADORS PODERÁ EM BREVE ENTRAR EM ERUPÇÃO - ÚLTIMA ERUPÇÃO EM 1904 .. HÁ 111 ANOS



________


Traduzido do Sul American Press:
Alerta de branco para Vulcão equatoriano Cotopaxi

http://www.cadenagramonte.cu/english/index.php/show/articles/22867:white-alert-for-ecuadorian-volcano-cotopaxi

"Quito, junho 17.- Secretário Nacional de Gestão de Risco Maria del Pilar Cornejo confirmou hoje que continua o alerta branco para o vulcão Cotopaxi Equador, a fim de manter as pessoas pronto no caso de erupções.

Embora uma erupção súbita for rejeitada, o estado de alerta vai ficar no entorno dos cinco mil 943 metros Colossus, localizado 45 km ao sudeste de Quito, disse o secretário.

Cornejo reiterou que é necessário para se manter informado sobre a atividade do vulcão, que é monitorado com sistema de detecção de lahar, sismógrafos, GPS, inclinômetros eletrônicos, câmeras de vídeo e satélites para detectar pontos quentes.

Cotopaxi é um dos maiores vulcões ativos do mundo e é o segundo pico mais alto do país, após o vulcão Chimborazo, com seis mil 268 metros acima do nível do mar.

Durante as últimas semanas, o aumento da atividade sísmica Colossus, e as emissões de gases e de dióxido de enxofre, de acordo com o Instituto Geofísico, que, apesar de a história do vulcão, descartou uma erupção iminente.

A montanha é considerada uma das mais perigosas do mundo, devido à frequência das emissões, a cobertura glaciar e número de população potencialmente exposta a ameaça do vulcão.

Desde o início da conquista espanhola, o Cotopaxi teve cinco grandes períodos explosivas: 1532-1534, 1742-1744, 1766-1768, 1853-1854 e 1877-1880.

Explosões do Cotopaxi pode causar lahars, o que poderia atravessam áreas densamente povoadas, como Latacunga, Mulalo e Valle de los Chillos.

Especialistas estimam que mais de 300 mil pessoas do Equador vive em áreas ameaçadas por lahars, como ocorreu nos séculos anteriores.

A cinza expelida durante a erupção do vulcão Cotopaxi poderia afetar uma parte significativa das montanhas e do litoral do Equador. "
________


Relatório de mídia sobre o novo desassossego ocorrendo:
Um vulcão Restless Coloca Equador na borda Once More

http://www.wired.com/2015/06/restless-volcano-puts-ecuador-edge/

"Cotopaxi, localizado a apenas ~ 60 km de Quito, no Equador, foi em silêncio por quase 75 anos. Antes deste século quietude três quartos, o vulcão era vociferante, produzindo dezenas de erupções potentes ao longo dos dois séculos. A maioria destas erupções explosivas onde relativamente pequeno. No entanto, em 1744, 1768 e 1877, o vulcão desencadeou erupções maiores que estavam na mesma escala que a erupção do Eyjafjallajökull 2010 ou Pelée em 1902 - em outras palavras, grande. Os 1.877 erupção enviou mudflows vulcânicas (lahars) mais de 100 quilômetros de Cotopaxi. Então, depois de 1940, Cotopaxi ficou quieto *, e desde então tem sido uma sentinela olhar sobre o vale foram Quito reside.

No entanto, Cotopaxi está começando a mostrar sinais de inquietação.Agora, não está claro se essa inquietação pode ser o prelúdio de uma nova erupção, mas em qualquer caso, o Equador não está tomando quaisquer chances na preparação para o eventual despertar do Cotopaxi.

Os mais recentes relatórios do IG-EPN, agência de monitoramento de vulcões do Equador, diz que o vulcão está se sentindo mais de 100 pequenos terremotos por dia, junto com o tremor assinatura associado com o movimento fluido em um vulcão. Este aumento da sismicidade foi notado pela primeira vez em meados de maio, mas tem vindo a aumentar lentamente desde então. Emissões de dióxido de enxofre são 5 vezes mais elevado do que o nível de ~ 500 toneladas / dia fundo. A pluma de vapor e gás também se tornou mais proeminente, atingindo 1 km nos últimos dias (e causando algum alarme). Os flancos do nordeste do vulcão também está enfrentando baixos níveis de inflação chão. Coloque todos esses sinais juntos, e você tem um vulcão que está claramente a aquecer.

Até outros sinais aparecem, é difícil dizer esses sinais significam uma nova erupção vai acontecer. Tudo que foi descrito acima poderia ser hipoteticamente causada por mudanças no sistema hidrotérmico sob Cotopaxi, em vez de magma. É importante lembrar que mais vezes do que não, a agitação em um vulcão não conduza a uma nova erupção. Mesmo assim, a IG-EPN sugerem que poderíamos esperar apenas (freáticos) explosões movidos a vapor como o interior do vulcão aquece. Neste momento, os vulcanólogos e planejadores de desastre no Equador tem que jogar um jogo de espera até que os sinais de atividade em Cotopaxi tornar-se mais clara (ou começar a diminuir).

O Parque Nacional Cotopaxi em foi fechado ao público como medida de precaução durante este tempo de agitação. Regiões próximas Cotopaxi foram colocados em estado de alerta amarelo, bem assim que pode começar os preparativos, caso ocorra qualquer erupção.

Uma grande erupção de Cotopaxi poderia ter sérias conseqüências para Quito. A população da área metropolitana de Quito é de cerca de 3 milhões de pessoas, o que significa que é aproximadamente o mesmo tamanho de Seattle. Pensando em Cotopaxi da mesma forma que Seattle pensa Rainier é um bom lugar para começar quando se considera os perigos do vulcão coloca.

Você pode conferir as voltas de imagens de webcam mais recentes para os três câmera apontada para Cotopaxi. "

http://dutchsinse.com/6172015-ecuadors-cotopaxi-volcano-could-soon-erupt-last-eruption-in-1904-111-years-ago/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs