sexta-feira, 19 de junho de 2015

As autoridades temem uma grande erupção no Monte Sinabung.





Autoridades da Indonésia ocidental na segunda-feira evacuado centenas de aldeões que vivem perto de um vulcão que está expelindo cinzas quentes para baixo suas encostas quase diariamente.

Vulcanólogo Governo Gede Suantika disse que pelo menos 28 avalanches de cinzas quentes ocorreu segunda-feira no Monte Sinabung em Sumatra, uma das principais ilhas da Indonésia.Há indícios de cúpula de lava da cratera continua a crescer em tamanho, disse Gede.

Subur Tambun, chefe da agência local mitigação de desastres, disse que centenas de moradores foram evacuados segunda-feira de várias aldeias, elevando o número de pessoas se mudaram nas últimas semanas para mais de 3.000.

"Eles têm que ser movido por causa do aumento das atividades do vulcão nos últimos dias", disse Subur.

Evacuados incluído aldeões que vivem entre 3 a 5 quilómetros (2-3 milhas) a partir da cratera em seus flancos leste e sudeste. Um pequeno número de pessoas que tinham retornado às aldeias a 3 quilômetros também foram evacuados novamente.

Jefri Bangun, um fazendeiro de café de 33 anos de idade na vila Mardinding, cerca de 3 quilômetros da cratera, é um dos milhares de aldeões que estavam relutantes em deixar as encostas.

"Nós precisamos de dinheiro para viver", disse Bangun, que prometeu manter a voltar para cuidar de suas plantas.

Autoridades têm vindo a acompanhar de perto Sinabung desde 2 de junho, quando seu status foi elevado para o nível mais alto de alerta devido à crescente dimensão e condição instável de sua cúpula de lava, então estimado em 3 milhões de metros cúbicos (106 milhões de pés cúbicos).

Subur disse 99 famílias foram transferidas de uma aldeia no sábado, quando a montanha desencadeou uma nova explosão poderosa, o envio de cinzas quentes, tanto quanto 3 km (2 milhas) para baixo suas encostas do sudeste.

Monte Sinabung é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia, que é propensa a abalos sísmicos devido à sua localização no "Anel de Fogo" do Pacífico um arco de vulcões e falhas geológicas que circundam a Bacia do Pacífico.

A 2.460 metros (8.070 pés) vulcão entrou em erupção esporadicamente desde 2010, depois de estar dormente por 400 anos. Uma erupção no ano passado matou pelo menos 17 pessoas.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, disse que quase 2.800 moradores foram evacuados quando status de alerta da montanha foi levantado há duas semanas.

Quase 6.200 outras pessoas foram vivendo em abrigos temporários desde o ano passado, disse Nugroho.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs