domingo, 15 de março de 2015

Sol libera enorme classe X explosão solar




Primeira crise monstro do Sol do ano causou falhas de energia na Terra.

Publicado em 14 de março, 2015 no Planeta X / The Heavens :: 0 Comments


Pesquisadores do clima espacial relatada pela primeira vez chama super-poderoso do Sol de 2015 na quarta-feira. De acordo com um NBC News relatório, "a erupção intensa foi voltado diretamente para a Terra."

A explosão de energia a partir da queima interrompidas as comunicações de rádio de alta frequência na maior parte do hemisfério ocidental e causou um apagão cheio de sinais de rádio de uma hora em algumas áreas. Uma série de redes de energia também experimentou uma medida de perturbação como a radiação da chama atingir a Terra.

A tempestade solar maciça é rotulado de "classe X" tempestade solar, uma vez que se enquadra na categoria das erupções solares mais fortes conhecidos. NASAdiz que tais erupções maciças "são bastante incomum."

O surto se originou a partir de uma mancha solar chamado Ativo Região 12297 e enviou aos vários flares médias ao longo de alguns dias. Alargamento de quarta-feira elevou o nível de potência de forma significativa e provou ser o maior alargamento no registro de sua mancha solar de origem.

As labaredas solares são essencialmente erupções de radiação do Sol A radiação de explosões solares atinge a Terra em questão de minutos, mas as ejeções de massa coronal (CMEs) - superaquecidos nuvens de plasma - demorar alguns dias para viajar tão longe. CMEs de explosões poderosas, como esta recente erupção pode causar tempestades geomagnéticas em volta da Terra, o que pode perturbar as redes de energia e satélites de posicionamento global.

Solar Dynamics Observatory da NASA capturou imagens de vídeo do flare monstro como ele ocorreu. Imagens da NASA foram tiradas em luz ultravioleta e do videoclipe abrange cerca de 2,5 horas de tempo decorrido durante o surto de classe X.

Fonte: http://thespacereporter.com/2015/03/sun-unleashes-massive-x-class-solar-flare/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs