quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tremor de 3,5 atinge Jaraguá do Sul, em SC e sinal de luz é observado no céu da cidade









E o treme treme no Brasil continua, mas o mais interessante neste caso foi o sinal de luz observado na cidade por um objeto não reconhecido (imagens acima).


Um tremor atingiu a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, na madrugada da última segunda-feira e assustou moradores da região. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor teve magnitude 3,5 na escala Richter.


Segundo Marcelo Prochnow, secretário da Defesa Civil do município, o abalo sísmico foi sentido em alguns bairros como Rio Branco, Santa Luzia e João Pessoa. “O tremor ocorreu por volta das 4h32 de segunda-feira. Os moradores só ligaram durante a manhã e, pelo barulho que o terremoto causou, muitos acharam que se tratava de trovões", afirmou Marcelo.


De acordo com Eveline Sayão, geógrafa do Observatório Sismológico de Brasília, o fenômeno é considerado terremoto, mas de baixa intensidade. “Esses tremores acontecem com pouca frequência no Brasil, e a acomodação de solo pode ser um dos fatores que causam o abalo sísmico.” A geógrafa acrescentou ainda que o tremor durou segundos.


Por precaução, técnicos da Defesa Civil foram enviados aos bairros atingidos, mas nenhum dano estrutural foi detectado. O epicentro do terremoto ocorreu próximo à cidade de Joinville.


Conforme o professor do Observatório Sismológico da UnB, George França, o fenômeno é considerado um terremoto de magnitude baixa e os abalos não são facilmente detectados. Segundo o especialista, o tremor de terra teve duração máxima de quatro segundos. Ele afirma que essa atividade é rara no Brasil, "mas puramente normal". Em 2007, um tremor de baixa magnitude foi registrado emJoinvillee, em 2012, outro abalo foi detectado na cidade deCampo Alegre.



Veja também:

Tremor assusta moradores de Gramado, na Serra Gaúcha


Fontes:
http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/vc-reporter-tremor-atinge-jaragua-do-sul-em-sc,f3f3b62633ce8410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/10/terremoto-de-baixa-intensidade-e-registrado-em-jaragua-do-sul-sc.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs