sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Funcionários japoneses Votar reabrir Usina Nuclear, apesar das advertências vulcânicas




Fumaça vulcânica sobe de Monte Ontake, que fica em Nagano e Gifu prefeituras, região central do Japão, 27 de setembro de 2014.

Autoridades locais votaram para reabrir uma usina nuclear no Japão, apesar dos avisos de aumento da atividade vulcânica na região de cientistas.

A decisão vem apesar de um alerta na sexta-feira que a Agência de Sismologia do Japão tinha documentado um aumento da atividade no vulcão Ioyama, localizado a 40 quilômetros de distância da estação de energia.

O governo japonês ordenou o fechamento de todas as usinas nucleares e começaram a importar combustíveis fósseis caros para compensar o déficit após o desastre de Fukushima de 2011, em que três reatores nucleares entraram em colapso após a usina nuclear de Fukushima Daiichi foi atingida por um forte terremoto e tsunami .

O conselho da cidade Satsumasendai aprovou por maioria esmagadora de propostas para abrir a planta Sendai, que é um dos principais empregadores em Kyushu, a mais a sudoeste das ilhas de Japão. Sendai vai se tornar a primeira usina nuclear japonesa para reabrir em desde 2011.

No entanto, a decisão vem como as autoridades científicas alertou para o aumento da atividade sísmica na ilha. Os vulcanólogos alertaram que o terremoto de 2011, que mediu 9,0 graus na escala Richter, pode ter aumentado a probabilidade de a atividade vulcânica na região.

Japão fica no 'Anel de Fogo do Pacífico ", uma área de grande instabilidade na crosta da Terra, que é o lar de 75% dos vulcões do mundo.

Tremores menores foram registrados na sexta-feira de manhã e logo após, as autoridades japonesas advertiram de uma erupção potencial e chamado para os caminhantes para evitar a área, que é popular entre os turistas.

A fábrica de Sendai também está situado a apenas 31 milhas do Monte Sakurajima, um vulcão extremamente ativo que estoura em uma base regular.

A documentação da nova atividade vem apenas um mês após a erupção do Monte Ontake, quando 57 alpinistas morreram em suas encostas. Não havia sinais de acompanhamento da atividade sísmica antes da erupção, que poderia ter alertado as autoridades japonesas para o desastre iminente.

A votação foi visto como uma tentativa de ressuscitar a indústria nuclear do país, que o governo japonês espera reiniciar, apesar da oposição pública à energia nuclear, na sequência do desastre de Fukushima. Antes do desastre, os japoneses tinham obtido 30 por cento de sua eletricidade a partir da energia atômica.

Do Japão Nuclear Regulation Authority (NRA) aprovou recursos de segurança de Sendai, em setembro, mas a planta ainda deve passar por verificações de segurança operacional antes que ele será capaz de reabrir.

Source: http://www.newsweek.com/japanese-officials-vote-reopen-nuclear-power-plant-despite-volcanic-warnings-280462


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs