terça-feira, 28 de outubro de 2014

As janelas podem ser retiradas dos aviões no futuro




Você ainda será capaz de ver o céu, no entanto. O Centro de Inovação de Processos propõe a eliminação das janelas da cabine do avião para dar espaço a telas mostrando imagens contínuas do lado de fora do avião.

O objetivo da proposta é reduzir a quantidade de fuselagens de aviões comerciais, o que reduziria o peso, o consumo de combustível e consequentemente os custos e as emissões de carbono. As janelas só aumentam o peso, pois é necessário adicionar mais componentes ao casco para fortalecê-lo.

Para manter as pessoas sem janelas, e minimizar os efeitos de claustrofobia, a CPI quer usar câmeras montadas no exterior dos aviões e telas OLED flexíveis nas paredes interiores para projetar em tempo real imagens do que está acontecendo do lado de fora do avião.

CPI diz que mais de 80 por cento do peso de decolagem de um avião comercial é do próprio veículo e não dos passageiros ou das bagagens. E o grupo acrescenta que, para cada 1 por cento na redução de peso, as empresas podem economizar cerca de 0,75 por cento em combustível. A CPI não parece estar oferecendo uma estimativa específica de quanto peso pode ser reduzido eliminando as janelas, mas as fuselagens poderiam ser mais finas e mais fortes ao longo do processo, o que poderia significar assentos mais largos.

A CPI estima que vai levar cerca de 10 anos para que a proposta esteja pronta para o consumidor.

Fonte: Slate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs