quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Filamento de plasma se desprende do Sol, e parece vir em direção à Terra



03/09/14 - Acompanhe conosco as últimas informações sobre a atividade solar


Há vários dias que astrônomos profissionais e amadores vêm acompanhando um enorme filamento de plasma escuro 'dançando' na superfície do Sol. Ontem, dia 02 de setembro, esse enorme filamento se desprendeu, e ao que tudo indica, essa erupção foi direcionada para a Terra.

A imagem abaixo, feita pelo astrofotógrafo Andy Devey no dia 1° de setembro a partir do sul da Espanha, mostra o enorme filamento visível na parte do Sol que estava (e ainda está) voltada para a Terra.

Veja que ao utilizar uma régua por cima da imagem original, percebemos que esse filamento colossal ultrapassa os 500.000 quilômetros de extensão. Note que o diâmetro da Terra e de Júpiter estão na parte inferior da imagem, e são muito pequenos se comparados ao tamanho desse filamento.



Filamento de plasma escuro pode ser visto nessa imagem feita por Andy Devey, na Espanha, no dia 1 de setembro de 2014. Créditos: Andy Devey


Acompanhe o Monitoramento Solar em tempo real clicando aqui

Um vídeo da NASA Solar Dynamics mostra o que parecem ser parte desse grande filamento vindo em direção a Terra. Caso essa grande Ejeção de Massa Coronal (EMC) tenha sido realmentedirecionada para o nosso planeta, podemos enfrentar tempestades geomagnéticas nos próximos dias.

Em breve, novas imagens poderão detalhar a direção exata em que o grande filamento foi projetado. Fiquem atentos. Traremos novas informações a qualquer momento.
http://www.galeriadometeorito.com/2014/09/filamento-de-plasma-se-desprende-do-sol.html#.VAbwYWBdXZs

Fonte: Spaceweather / NOA
Imagens: NASA / SOHO / Andy Devey / hv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs