quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Marte se aproxima da Terra e ficará maior que a Lua cheia. Será?

Editoria: Astronomia

Todos os anos circula pela internet um boato afirmando que no dia 27 de agosto o Planeta Vermelho vai se aproximar tanto da Terra que seu tamanho será comparável ao da Lua Cheia. Será que isso é verdade ou não passa de mais uma pegadinha de internet?

Naturalmente, isso não é verdade.

Há bilhões de anos, Marte e Terra giram ao redor do Sol. Marte em uma orbita ligeiramente mais achatada e a Terra em uma trajetória praticamente circular. A cada 26 meses os dois planetas se aproximam um pouco mais um do outro, sendo que as distâncias envolvidas não são constantes.

Durante os momentos da máxima aproximação, as distâncias entre Marte e Terra podem ficar realmente pequenas, da ordem de até 70 milhões de quilômetros.

Ninguém sabe exatamente como essa história começou, mas o fato é que sempre que o dia 27 de agosto se aproxima, o mesmo boato da aproximação máxima se repete, dando conta que a distância entre os dois planetas será de apenas 54 milhões de quilômetros.

A maior aproximação entre Marte e Terra ocorreu em 27 de agosto de 2003, quando a distância mínima entre os dois planetas foi de apenas 56 milhões de km, a maior aproximação desde o Homem de Neandertal, há 60 mil anos. Uma aproximação como essa só ocorrerá novamente em 2287!

Mesmo durante a aproximação de 2003, Marte não passou de uma mini bolinha quando comparada ao tamanho da Lua.
Clique para ampliar

Como será o céu?
Agora que você já sabe que Marte não ficará nunca do tamanho da Lua cheia, relaxe. O céu reserva diversas atrações verdadeiras.

No dia 27 de agosto de 2014, quarta-feira, Marte estará visível, alto no céu, a partir do momento em que o Sol se pôr. Como mostra a carta celeste das 21 horas desse dia, o Planeta Vermelho estará super bem acompanhado de Júpiter no quadrante oeste e vê-los tão próximos renderá boas fotos.

Acima da dupla, a gigantesca estrela Antares presente no centro da constelação do Escorpião, domina o cenário. Olhando em direção ao sul o Cruzeiro é a grande vedete e será facilmente localizado logo abaixo das duas estrelas mais brilhantes da constelação do Centauro.

Um espetáculo verdadeiro, de encher os olhos. E sem Lua Cheia!



No topo, gráfico compara os tamanhos aparentes de Marte e da Lua cheia. Acima, carta celeste retrata o céu do quadrante oeste em 27 de agosto de 2014 as 21 horas. Créditos: Apolo11.com.

Direitos Reservados
É vedada a utilização deste texto
Leia nosso Termo de Uso e saiba como publicar este material em seu site ou blog

URL curta dessa página: http://tinyurl.com/oalblh2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs