quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Alerta: Novos tremores podem indicar erupção de vulcão na Islândia



Uma série de tremores registrados nos últimos dias abaixo do vulcão Bardarbunga, na Islândia, vem chamando a atenção dos cientistas e autoridades locais. Eles temem que o fluxo de magma seja injetado nos canais do vulcão vizinho, o que poderia provocar uma violenta erupção em larga escala.


Clique para ampliar

Nos últimos 10 dias, uma série de sismômetros instalados em toda a região ao redor do vulcão Bardarbunga registraram uma série surpreendente de tremores que parecem ocorrer sequencialmente na direção norte.

Na terça-feira (26/08), os instrumentos registraram um forte tremor de 5.7 magnitudes e nesta quarta-feira outro evento de 4.5 magnitudes foi detectado.

De acordo com sismologistas que estão no local acompanhando os eventos, os sismos estão seguindo o deslocamento do magma que flui abaixo da superfície do vulcão Bardarbunga, quebrando as rochas que estão no caminho.

O magma se desloca a 4 km por dia e segundo o cientista Bob White, ligado à Universidade de Cambridge, poderá atingir o sistema de canais que interligam o vulcão Askja, alguns quilômetros ao norte, já nos próximos dias.

Nas últimas 24 horas, mais de 50 milhões de rocha derretida seguiram na direção de vulcão Askja e desde que começaram os tremores, cerca de 350 milhões de toneladas de magma já se moveram. Isso é o dobro da quantidade de rocha derretida que foi lançada ao ar durante a extraordinária erupção do vulcão Eyjafjallajokull, ocorrida em 2010.


Clique para ampliar

Para White, se o movimento de magma rumo ao norte não cessar, poderemos ter nos próximos dias uma grande erupção do vulcão Askja, com consequências imprevisíveis.

Neste momento, os cientistas estão trabalhando no planejamento de uma zona de exclusão ao redor dos vulcões Bardarbunga e Askja, que permanecem em estado de alerta laranja. No sábado (16/08) o nível chegou ao Alerta Vermelho.


Erupção Glacial
No entender de White, um dos piores cenários que pode ocorrer seria o de uma erupção abaixo da geleira. "Isso seria uma má notícia, pois uma erupção desse tipo pode lançar ao espaço uma gigantesca quantidade de cinzas a mais de 15 km de altura, semelhante ao que aconteceu em 2010 com o vulcão Eyjafjallajokull", disse.

Na ocasião, a explosão de Eyjafjallajokull lançou no espaço milhões de toneladas de cinza. A nuvem foi espalhada pelo vento e atingiu a Europa, África, Rússia, Japão e costa oeste dos EUA, forçando a mudança das rotas aéreas e o fechamento de diversos aeroportos por diversos dias, principalmente na Europa.




Artes: No topo, explosão do vulcão islandês Eyjafjallajokull, em 2010, uma das maiores erupções glaciais dos últimos 50 anos. Acima, gráfico mostra a localização dos vulcões Bardarbunga e Askja e a série de tremores que revelam o deslocamento do magma. Créditos: Miriadna Wallpapers, Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs