segunda-feira, 16 de junho de 2014

Por que a Terra se afastando do sol?

 

O Sol ea Terra estão se movendo para além de cerca de 15 cm por ano - o culpado pode ser marés provocadas no sol por nosso planeta.

Skywatchers vêm tentando medir a distância Sol-Terra durante milhares de anos. No século III aC, Aristarco de Samos, notável como o primeiro a argumentar a favor de um sistema solar heliocêntrico, estima o sol para ser 20 vezes mais distante do que a lua. Não foi o seu melhor trabalho, como o fator real é mais parecido com 400.

No final dos anos 20 º século, os astrônomos tiveram uma melhor aderência nessa métrica cósmica fundamentais - o que veio a ser chamada deunidade astronômica . Na verdade, graças a feixes de radar ping off vários corpos do sistema solar e para rastreamento de naves interplanetárias, a distância Sol-Terra foi indexada com uma precisão notável. O valor atual é de 149,597,870.696 quilômetros.

Tendo uma medida tão precisa permitido dinamicistas russos Gregoriy A. Krasinsky e Victor A. Brumberg para calcular, em 2004, que o Sol ea Terra estão se movendo gradualmente afastados. Não é muito - apenas 15 cm por ano - mas uma vez que é 100 vezes maior do que o erro de medição, algo deve realmente estar empurrando para fora da Terra. Mas o quê?

Uma idéia é que o Sol está perdendo massa suficiente, via fusão eo vento solar, a ser gradualmente perdendo o controle gravitacional (ver Unidade astronômica pode precisar ser redefinido ). Outras explicações possíveis incluem uma alteração na constante gravitacional G , os efeitos da expansão cósmica, e até mesmo a influência de matéria escura. Nenhum se mostraram satisfatórios.
Pequenos marés

Mas Takaho Miura, da Universidade de Hirosaki, no Japão e três colegas pensam que têm a resposta. Em um artigo submetido à Revista Europeia Astronomy & Astrophysics , eles argumentam que o Sol ea Terra estão literalmente empurrando uns aos outros para longe devido a sua interação de maré.

É o mesmo processo que está gradualmente conduzir a órbita da lua para fora: marés provocadas pela Lua em nossos oceanos estão gradualmente transferindo energia rotacional da Terra ao movimento lunar. Como conseqüência, a cada ano a órbita da lua se expande por cerca de 4 cm e rotação da Terra diminui em 0,000017 segundo.

Da mesma forma, a equipe de Miura assume que a massa do nosso planeta está a levantar uma pequena, mas sustentado bojo de maré no sol. Eles calculam que, graças ao Terra, a taxa de rotação do Sol está a abrandar por 3 milésimos de segundo por século (0,00003 segundo por ano). De acordo com sua explicação, a distância entre a Terra eo Sol está crescendo porque o sol está perdendo seu momentum angular.

Fonte: http://www.newscientist.com/article/dn17228-why-is-the-earth-moving-away-from-the-sun.html
 Planeta X / os céus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs