sexta-feira, 27 de junho de 2014

Planeta próximo da Terra pode ser capaz de sustentar a vida


27/06/14 - Astronomicamente falando, podemos chamá-lo de 'vizinho cósmico'


Um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) capaz de sustentar a vida está a apenas poucos passos da Terra.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um exoplaneta na "zona habitável" da estrela Gliese 832. A zona habitável é uma escala de distância em que um planeta deve estar em relação a sua estrela mãe para que possa existir água no estado líquido em sua superfície. O planeta, conhecido como Gliese 832c, está situado a 16 anos-luz da Terra. Como perspectiva, a Via Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de largura, e a estrela mais próxima da Terra, a Proxima Centauri, está a 4,2 anos-luz de distância. Relativamente falando, esse novo planeta pode ser considerado como um vizinho bem próximo.



100 milhões de planetas poderiam abrigar vida complexa em nossa Galáxia
'Ilha mágica' pode existir em Titã, lua de Saturno
Organismos tipo terrestres podem existir no subsolo de Marte

Gliese 832c é uma "super-Terra" com pelo menos cinco vezes a massa do nosso planeta, e completa uma órbita em torno de sua estrela-mãe a cada 36 dias. Mesmo estando bem próximo de sua estrela mãe, o fato de ela ser uma anã vermelha, muita mais fria e escura do que o nosso Sol, faz com que Gliese 832c receba aproximadamente a mesma quantidade de energia que a Terra, disseram os pesquisadores.




De fato, Gliese 832c é um dos três exoplanetas mais semelhantes à Terra já descobertos, de acordo com uma métrica comumente usada, disse Abel Mendez Torres, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico em Arecibo.

"O Índice de Similaridade Terra (ESI) de Gliese 832c é de ESI = 0,81, comparável à Gliese 667Cc que tem um indíce de ESI = 0,84 e Kepler-62e, que tem ESI = 0,83," comenta Mendez. Utilizando esse índice, um planeta exatamente como a Terra (um irmão-gêmeo idêntico) teria um ESI de 1.



Ilustração artística compara Gliese 832 c com a Terra. Ele ainda pode ser maior do que mostra na imagem, caso seja composto por gases ou gelo. Créditos: PHL / Arecibo

"Isso faz com que Gliese 832c seja um dos três principais planetas mais parecidos com a Terrade acordo com o ESI, e o mais próxima da Terra de todos os três, ou seja, um objeto privilegiado para observações de acompanhamento", acrescentou.

Uma equipe liderada por Robert Wittenmyer, da Universidade de New South Wales, na Austrália, descobriu Gliese 832c ao perceber as pequenas oscilações que a gravidade do planeta induz no movimento de sua estrela-mãe.

Gliese 832c é o segundo planeta a ser descoberto em torno da estrela Gliese 832. O outro, Gliese 832b, foi encontrado em 2009, e é um gigante gasoso que orbita muito mais longe, levando cerca de nove anos para completar uma órbita.

"Até agora, os dois planetas de Gliese 832 formam uma versão reduzida do nosso próprio Sistema Solar, com um planeta interior parecido com a Terra e um exterior gigante gasoso como Júpiter", escreveu Mendez.

No entanto, não está claro até o momento o quanto Gliese 832c se assemelha a Terra. De fato, seus descobridores acreditam que o mundo recém-descoberto pode ser mais semelhante ao escaldante planeta Vênus, com uma espessa atmosfera que levou a um efeito estufa descontrolado.

"Dada a grande massa do planeta, parece provável que o mesmo teria uma atmosfera considerável, o que pode tornar o planeta inóspito", escreveu Wittenmyer em seu estudo publicado na revista The Astrophysical Journal. "Na verdade, talvez seja mais provável que o Gliese 832c seja um" super-Vênus, com um poderoso efeito estufa.

Fonte: Space
Imagens: PHL / Arecibo

Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs