sexta-feira, 13 de junho de 2014


Cientistas americanos controversos recriam cópias mortais do vírus da gripe espanhola



STEVE CONNOR

O vírus da gripe extinto que causou a pior pandemia de gripe na história foi recriado a partir de fragmentos de gripe aviária em patos selvagens encontrados em um experimento controverso para mostrar o quão fácil seria para a estirpe de gripe mortal para ressurgir hoje.

Os cientistas disseram que o estudo envolveu infectar furões em laboratório com cópias próximas do vírus de 1918 - que era responsável pela pandemia de gripe espanhola, que matou um número estimado de 50 milhões de pessoas - para ver o quão fácil pode ser transmitida no melhor modelo animal da doença humana.

Mas outros pesquisadores denunciaram a pesquisa como imprudente e perigoso. Críticos disseram que os benefícios das tentativas de recriar o vírus da gripe 1918-como de estirpes de gripe aviária existentes não justificam os riscos catastróficos se tal vírus geneticamente modificado foram para escapar deliberadamente ou acidentalmente do laboratório e causar uma pandemia de gripe mortal.

No entanto, o professor Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison rejeitou as críticas de sua pesquisa dizendo que é necessário para o desenvolvimento de vacinas contra a gripe e outras contramedidas destinadas a minimizar os riscos de uma futura pandemia de gripe.

"Esses críticos não apreciam as precauções e salvaguardas em nosso trabalho, a regulação, avaliação e supervisão desses estudos recebem .... Os riscos da realização desta pesquisa não são ignorados, mas eles podem ser geridos de forma eficaz e mitigados", disse o professor Kawaoka.

"Sabemos que estudos como o nosso avanço no campo e ajudar os responsáveis ​​pela tomada de decisões sobre vigilância e preparação para uma pandemia [a] tomar decisões com base em fatos científicos, ao invés de conjectura. Portanto, nossa pesquisa fornece benefícios importantes que não podem ser alcançados por outros meios ", disse ele em um e-mail para o The Independent.

O estudo, que foi realizado num laboratório seguro com o segundo mais elevado nível de segurança biológica, mostraram que todos os ingredientes necessários existir na população selvagem de vírus da gripe das aves para o aparecimento de um vírus semelhante ao de 1918 estirpe letal.

"Como os vírus da gripe aviária na natureza requerem apenas algumas alterações para se adaptar aos seres humanos e causar uma pandemia, é importante para compreender os mecanismos envolvidos na adaptação e identificar as mutações-chave para que possamos estar melhor preparados", disse o professor Kawaoka.

"O ponto do estudo foi avaliar o risco de vírus aviários que circulam actualmente na natureza. Nós encontramos genes em vírus da gripe aviária muito estreitamente relacionados com o vírus de 1918 e, para avaliar o potencial pandemia deve um vírus, tais 1918-como emergem, mudanças identificadas que lhe permitiram transmitir em furões ", disse ele.

O vírus de 1918 foi recriada a partir de oito genes encontrados no vírus da gripe aviária isoladas de populações de patos selvagens.Usando uma técnica conhecida como "genética reversa", os cientistas reconstruíram o vírus inteiro para que ele foi de 97 por cento idêntica à estirpe de 1918, conhecido por vírus recuperado de cadáveres congelados, de acordo com o estudo publicado na revista Cell Host e Microbe.




Mulheres do Departamento de Guerra levou 15 minutos caminha para respirar ar fresco para afastar o vírus da gripe durante a I Guerra Mundial (Getty)
Os testes em furões mostrou que o vírus ainda era capaz de causar sintomas semelhantes aos da gripe. Quando foi adicionalmente mutada em apenas sete pontos, o vírus propaga facilmente a partir de um animal para outro - indicando que poderia causar uma pandemia na população humana.

Professor Kawaoka já veio sob o fogo para a realização de estudos prévios para aumentar a transmissibilidade do vírus H5N1 da gripe aviária - que é altamente letal para os seres humanos, mas não passa facilmente de uma pessoa para outra - por expor repetidamente furões ao vírus engenharia .

"Como muitos dos recentes estudos" ganho de função ", esta criou um novo vírus que é provável que ambos transmissível e virulenta em seres humanos", disse Marc Lipsitch, professor de epidemiologia na Universidade de Harvard.

"Esta é uma atividade de risco, mesmo nos laboratórios mais seguros.Os cientistas não devem assumir tais riscos, sem fortes evidências de que o trabalho poderia salvar vidas, que este [estudo] não fornecem ", disse o professor Lipsitch.

Robert Kolter, professor de microbiologia da Harvard Medical School, disse: "Os cientistas que fazem este trabalho são tão imerso em seu próprio auto-engrandecimento, tornaram-se completamente cego para a irresponsabilidade de seus atos. Seus argumentos em favor de tal trabalho, ou seja, aumento de capacidade de vigilância, permanecer tão fraco como nunca. "

Simon Wain-Hobson, virologista do Instituto Pasteur de Paris, disse: "O trabalho não nos oferece muito. O risco de fugas é pequeno, mas diferente de zero. Eu não vejo esses benefícios, etc equilíbrio que estão em pior situação. "

FONTE:

http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br/
http://www.independent.co.uk/news/science/american-scientists-controversially-recreate-deadly-spanish-flu-virus-9529707.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs