terça-feira, 6 de maio de 2014

Raro Aviso de Terremoto Emitido para Oklahoma



Mile para milha , há quase tantos terremotos chocalhar Oklahoma a Califórnia este ano. Este grande aumento no tremor sísmico levou a um alerta de terremoto raro hoje (5 de maio ) a partir da Pesquisa Geológica dos EUA e do Serviço Geológico dos Oklahoma.

Em um comunicado conjunto , as agências disseram que o risco de um terremoto prejudicial - uma maior do que a magnitude 5.0 - aumentou significativamente no centro de Oklahoma.

Os geólogos não sabem quando ou onde próximo grande terremoto do estado vai atacar , nem eles colocar um número sobre o aumento do risco . " Nós não vimos isso antes em Oklahoma, por isso tivemos algumas preocupações sobre a colocação de um número específico sobre as chances de isso", Robert Williams, um geofísico da pesquisa com o Programa de Riscos USGS Earthquake em Golden , Colorado, disse Ciência Viva . [ Terremotos Assista 2500 + Oklahoma desde 2012 (Vídeo) ] " Mas sabemos de outros casos em todo o mundo que se você tem um número crescente de pequenos terremotos , as chances de um maior vai subir. "

É por isso que os terremotos de magnitude 5 e maiores são mais freqüentes em estados como a Califórnia e Alasca, onde milhares de tremores menores bater a cada ano.

Esta é a primeira vez que o USGS emitiu um alerta de terremoto para um estado leste das Montanhas Rochosas , disse Williams. Essas avaliações de risco sísmicos são mais normalmente emitidos para os estados ocidentais após grandes terremotos , para alertar moradores do risco de tremores secundários prejudiciais , disse ele.

As agências geológicas entrou em ação após a taxa de terremotos em Oklahoma ultrapassou a do mesmo Califórnia para os primeiros meses de 2014. ( Califórnia recuperou a liderança em abril. ) [ Os 10 terremotos maiores da história ]

"A taxa de terremotos aumentou dramaticamente em março e abril ", disse Williams. "Isso alertou -nos para examinar isso melhor e colocar para fora esta declaração consultivo. "

Enquanto os edifícios de Oklahoma pode suportar terremotos de luz , os danos de uma magnitude -5 tremor poderia ser generalizada. Último grande terremoto de Oklahoma foi em novembro de 2011, quando um terremoto de magnitude 5,6 centrada perto de Praga , Oklahoma, destruiu 14 casas e feriu pelo menos duas pessoas .

" Os proprietários de edifícios e funcionários do governo devem ter uma preocupação especial para idosos, estruturas modulares sem reforço , que são vulneráveis ​​a danos graves durante a agitação suficiente , " Bill Leith, um conselheiro sênior de ciência USGS para terremotos e perigos geológicos , disse no comunicado conjunto.

Enquanto os cientistas não descartam causas naturais para o aumento , muitos pesquisadores suspeitam que os poços de injeção profundos utilizados para a eliminação de águas residuais fracking poderia estar causando a atividade sísmica . Fracking , abreviação de fraturamento hidráulico , é um método de extração de petróleo e gás por rachar rock underground .

Estudos em andamento têm encontrado uma ligação entre o alto volume de poços de injeção de água residual e regiões de Oklahoma com um pequeno aumento em terremotos.

De acordo com o USGS , o número de terremotos de magnitude 3 e mais fortes saltou 50 por cento nos últimos oito meses, em Oklahoma. Algumas 183 terremotos de magnitude 3 ou mais atingido entre outubro 2013 e 14 de abril de 2014. Média de longo prazo do Estado, de 1978 a 2008 foi de apenas dois terremotos de magnitude 3,0 ou maior por ano.

Se os terremotos são causados ​​por injeção de águas residuais, em seguida, a atividade poderia continuar ou diminuir com as mudanças futuras no uso bem no estado.

" Nós não sabemos se esta taxa terremoto vai continuar ", disse Williams. "Pode ir a uma taxa maior ou menor , de modo que o aumento das chances de um terremoto prejudicial poderia mudar no futuro. "

Fonte : http://www.livescience.com/45361-oklahoma-earthquake-risk-rising.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs