quarta-feira, 14 de maio de 2014

Planeta gigante ao redor de estrela anã uma descoberta surpreendente


Primeiro de seu tipo pode revelar novos insights sobre planetas e anãs marrons

Postado em 14 maio de 2014 em Planeta X / os céus :: 0 Comentários


O planeta GU Psc b, visto na concepção de um artista, é cerca de 10 vezes maior do que Júpiter, e está localizado a cerca de 50 vezes mais longe de sua estrela do que o planeta anão Plutão é do sol.

Um objeto de planeta-como gigantesco como nenhum outro foi encontrado circulando uma pequena estrela a uma distância recorde.

O objeto é uma espécie de "super Júpiter" - um gigante gasoso cerca de 10 vezes maior do que o maior planeta do nosso sistema solar, diz Marie-Eve Naud, um estudante de PhD na Universidade de Montreal e principal autor de um relatório científico que descreve a planeta. O estudo está sendo publicado no Astrophysical Journal esta semana.

GU PSc b é 2.000 vezes mais distante da sua estrela do que a Terra está do Sol, 67 vezes mais do que Netuno e 50 vezes mais distante que Plutão - mais distante do que qualquer planeta já descoberto por um tiro longo, disse René Doyon, da Universidade de Montreal professor que é Naud do co-orientador e co-autor do relatório.

Mas, apesar da grande distância entre eles, o planeta está ligado a sua estrela via gravidade, Doyon disse CBCNews.ca. "O planeta está realmente se movendo com a sua estrela."

Os pesquisadores estimam que o planeta completa sua órbita em torno da estrela uma vez a cada 80 mil anos. A estrela em si está localizado a cerca de 155 anos-luz de distância, na constelação de Peixes, e é uma pequena jovem, com apenas um terço da massa do nosso sol.
Pode não ser um planeta

"Normalmente, você não espera grandes planetas em torno de estrelas pequenas", disse Naud.


O planeta GU Psc b e sua estrela GU Psc aparecem em imagens visíveis e infravermelhas do Observatório Gemini Sul e uma imagem infravermelha do CFHT. Dado que a luz infravermelha é invisível a olho nu, astrônomos usam um código de cor em que a luz infravermelha é representado pela cor vermelha.

Por outro lado, o objecto estranho é tão grande que não pode ser de todo planeta. Pode em vez qualificar-se como uma anã marrom ou uma "estrela falhada" muito pequeno para acender as reações nucleares que as estrelas de energia.

"De qualquer maneira este é emocionante", disse Doyon. Se for um planeta, mostra que planetas podem se formar mais longe de estrelas do que se pensava, e nem sempre se formam a partir do "disco planetário" de poeira perto de uma estrela. Se é uma anã marrom, ele encolhe o limite de tamanho conhecido de objetos que podem se formar de uma forma semelhante à maneira como as estrelas se formam.

Independentemente do que ele é, ele é fisicamente semelhante a um planeta e é muito valioso para os cientistas que procuram saber mais sobre planetas fora do nosso sistema solar, disse Doyon.

"Estes são verdadeiramente jóias no céu. Podemos estudá-los em detalhes sangrentos. "
Young, quente e brilhante

Porque é tão longe de sua estrela, o planeta pode ser facilmente observado sem a interferência do brilho da estrela. Isso significa que ele era muito mais fácil para determinar coisas como o tamanho ea temperatura do planeta, disse Naud.

Os cientistas também procuraram "impressões digitais" em diferentes cores de luz provenientes do planeta. Alguns dos indicados é tão jovem que ainda está esfriando e contraindo ao seu tamanho final, disse Naud.

Os pesquisadores ainda detectada água e metano na atmosfera do planeta, Doyon acrescentou.

A equipe descobriu GU PSc b durante um levantamento de jovens estrelas lançados pela supervisor principal do Naud, Étienne Artigaud. Ele esperava que essas estrelas pode ser circundado por planetas jovens, que são mais quentes, mais brilhante e mais fácil de ver que os planetas mais velhos.

A própria nova planeta tem uma temperatura de cerca de 700 a 800 C, apesar de a distância da sua estrela. Mas porque ele é grande e gasoso, não seria habitável, mesmo depois que esfria a uma temperatura mais confortável.

"O que poderia ser habitável é uma lua em torno desse planeta", disse Doyon. Ele acrescentou que a lua Europa de Júpiter teria água líquida em sua superfície se orbitou Gu PSc b. No entanto, as condições confortáveis ​​não duraria muito tempo, já que o planeta vai continuar a arrefecer rapidamente, uma vez que ficou mais velho.

A equipe descobriu e estudou o novo objeto usando o Observatoire Mont-Mégantic, em Quebec, o Telescópio Canadá-França-Havaí e do Observatório WM Keck, no Havaí e os Observatórios de Gêmeos no Chile e no Havaí.

Embora a descoberta é diferente de qualquer planeta visto antes, objetos semelhantes podem ser comuns no Universo, disse Doyon. Ele acrescentou que os pesquisadores já encontraram outro objeto parecido com ele em torno de outra estrela.

Source: http://www.cbc.ca/news/technology/giant-planet-around-dwarf-star-a-surprising-discovery-1.2641682

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs