segunda-feira, 5 de maio de 2014

Especialistas questionam parede de gelo em Fukushima usina nuclear


Por MARI YAMAGUCHI


Neste 10 mar foto, trabalhadores da TEPCO instalar uma parede congelada no subsolo durante um teste de viabilidade da usina nuclear de Fukushima Daiichi.uma prefeitura, nordeste do Japão.Especialistas disseram sexta-feira que estão céticos sobre um plano para construir um muro subterrâneo caro congelado no central nuclear aleijado do Japão, um desenvolvimento que pode atrasar os planos de construção. Os especialistas e autoridades reguladoras nucleares japonesas disse durante uma reunião sexta-feira 2 de maio eles não estavam convencidos de que o projeto pode resolver o problema da água contaminada na usina Dai-ichi Fukushima, que sofreu colapsos após o terremoto de 2011 e tsunami. (AP Photo / Koji Sasahara, Pool)


TÓQUIO -

Especialistas expressaram ceticismo sobre um plano para construir um muro subterrâneo caro congelado no central nuclear aleijado do Japão, um desenvolvimento que poderia atrasar o início da construção do projeto.

Os especialistas e autoridades reguladoras nucleares japonesas disse durante uma reunião em Tóquio que não estavam convencidos de que o projeto pode resolver um grave problema de água contaminada na usina Fukushima Daiichi, que sofreu vários colapsos na sequência do terramoto de 2011 e tsunami.

A parede congelada é um projeto financiado pelo governo ¥ 32000000000 para cercar quatro reatores aleijadas da planta e seus edifícios de turbinas com uma parede de gelo subterrâneo para bloquear as águas subterrâneas de fluir em caves dos edifícios e mistura com vazamentos de água altamente radioativo dos núcleos fundidos.

Autoridades do governo dizem que um teste de viabilidade da usina, administrada por Tokyo Electric Power Co (TEPCO), mostrou-se bem-sucedido e que eles esperam para começar a construção em junho, embora o projeto poderia ser adiada por causa de preocupações dos peritos.

Toyoshi Fuketa, um comissário com o Regulamento Nuclear Autoridade do Japão, disse que o impacto hidrológico de uma parede congelada para a área não era clara.

"Precisamos saber se uma parede congelada é realmente eficaz, e mais importante, precisamos saber se uma parede congelada pode causar nenhum problema", disse Fuketa.

Especialistas internacionais têm levantado preocupações semelhantes.

Dale Klein, ex-presidente EUA Comissão Reguladora Nuclear, que agora lidera um painel de supervisão para TEPCO, disse que não estava convencido de que a parede congelada é a melhor opção e vale a pena o alto custo. Ele também sugeriu que o governo ea TEPCO rever o plano para equilibrar risco e benefício e ver se eles devem gastar o dinheiro em outro lugar.

"Toda vez que você tomar uma decisão, que deve ser baseada na atual, a ciência relevante, e você tem que encontrar um equilíbrio entre a ciência ea política", disse Klein, em entrevista em Tóquio. "No final do dia, pode ser uma boa alternativa. Mas eu não estou convencido. "

Especialistas dizem que, enquanto uma parede congelada é uma tecnologia comprovada, o tamanho ea duração prevista da utilização de Fukushima não tem precedentes.

TEPCO é a criação de um sistema de derivação para bombear águas subterrâneas antes de atingir a área contaminada do reator, como forma de reduzir a quantidade de água subterrânea contaminada. A planta também é a instalação de um outro sistema de drenagem de águas subterrâneas em torno dos edifícios do reator, o que alguns especialistas dizem que pode servir como uma alternativa suficiente para uma parede de gelo.

Mais de três anos após os colapsos março 2011, a planta ainda é atormentado por uma enorme quantidade de água contaminada. Vazamentos de água repetidas de tanques de armazenamento e outros percalços na planta têm dificultado um esforço de desactivação, que deverá levar décadas e causou preocupações ambientais entre os pescadores locais.

Direitos de autor 2014 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs