sexta-feira, 23 de maio de 2014

Chuva de meteoros (intensa) em 24-25 de maio




Chuva de Meteoros na madrugada do dia 24 de Maio

O opaco, obscuro e periódico Cometa 209P/LINEAR está prestes a passar perto da Terra – trazendo consigo um rastro de detritos que possa fazer acontecer uma chuva de meteoros emocionante agora em maio, durante a próxima madrugada do dia 24.

Não se culpe por não saber sobre este fenômeno – os registros históricos mostram pouca evidência de que “Camelopardalis” já tivesse feito uma aparição anterior. Eles são pedaços de poeira deixados pela passagem do Cometa periódico 209P / LINEAR , um cometa sombrio e escuro que circunda o Sol a cada 5,1 anos.

Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com

O opaco, obscuro e periódico Cometa 209P/LINEAR está prestes a passar perto da Terra – trazendo consigo um rastro de detritos que promete fazer acontecer uma chuva de meteoros emocionante agora em maio, durante a próxima madrugada do dia 24. Voce esta Pronto para esta chuva de meteoros surpresa de Maio?

Por: Kelly Beatty |21 maio de 2014

Fonte: http://www.skyandtelescope.com

A maioria dos observadores do céu estão familiarizados com as “coisas grandes (grandes meteoritos)” usuais durante as chuvas de meteoros Perseidas, assim como nos Geminids. Mas se os cálculos dos dinamicistas celestes estão corretos, estamos prestes a experimentar uma chuva de meteoros fantástica que praticamente ninguém nunca ouviu falar antes: a chuva de meteoros em Camelopardalids .


O espetáculo celestial poderia brevemente tornar-se uma “tempestade” de meteoros com mais de 1.000 caindo em média por hora. No centro da foto a estrela (Fixa) Polaris, da constelação da Ursa Menor

Não se culpe por não saber sobre este fenômeno – os registros históricos mostram pouca evidência de que “Camelopardalis” já tivesse feito uma aparição anterior. Eles são pedaços de poeira deixados pela passagem do Cometa periódico 209P / LINEAR , um cometa sombrio e escuro que circunda o Sol a cada 5,1 anos.

Porque os dinamicistas ficaram animados, porém, é que a Terra pode cruzar direitamente através das principais vertentes relativamente densas de detritos derramados pelo cometa desde há muito tempo. Isso deve criar uma forte rajada de “estrelas cadentes” na madrugada de 24 de maio.


Meteoros em exibição no início da manhã do dia 24 de maio podem aparecer em qualquer lugar do céu, mas eles vão parecer se originar de um ponto (o chamado radiante) na constelação Camelopardalis, a girafa. Sky & Telescope

Várias previsões e cálculos sugerem que você pode ver em qualquer lugar desde 100 a 200 meteoros por hora, de um local escuro livre de poluição luminosa. Isso significa que você poderia, talvez, ver um ou dois meteoros por minuto.

Alguns dinamicistas (mas não todos) pensam que há ainda uma chance remota de que o espetáculo celestial poderia brevemente tornar-se uma “tempestade” de meteoros com mais de 1.000 caindo em média por hora! (Mas também é possível que a “apresentação” possa ser fraca, com apenas algumas dezenas de meteoros visíveis por hora, mesmo em um céu escuro.)



O momento é muito bom para a América do Norte assistir

Com ou sem tempestade, os experts concordam que o pico provavelmente ocorrerá entre cerca de 6:30 e 07:30 Tempo Universal no dia 24 (n.t. entre 03:30 da madrugada e o amanhecer no horário de Brasilia).

Este calendário favorece os norte-americanos, embora isso significa que você vai ter que estar acordado em torno das 03:00 na Costa Leste e logo após a meia-noite na Costa Oeste. A explosão de estrelas cadentes será breve, durando apenas algumas horas, embora a duração um pouco mais longa seja possível. O Luar em minguante declínio não será um problema.


Em 24 de maio de 2014, a Terra vai estar MUITO Perto do Cometa 209P/LINEAR e sua órbita (linha amarela). Muitas partículas de poeira ejetada pelo cometa há muito tempo estão previstas para atingir a atmosfera da Terra, nesta madrugada de 24-05, criando uma intensa chuva de meteoros.

Os meteoros aparecerão em todo o céu (assim você vai querer olhar em qualquer direção que lhe proporcione uma visão mais escura.) Mas seguir seus rastros brilhantes deixados para trás, e eles vão levá-lo para um local na fraca constelação de Camelopardalis, a Girafa, cerca de 12º da estrela Polaris. A alta declinação do radiante deste chuveiro, bem acima do horizonte norte para a maioria de nós, é uma boa notícia também.

Curiosamente, já na semana passada aconteceram alguns relatos de bolas de fogo realmente brilhantes vindas da direção deste radiante. Seriam já estas estrelas cadentes uma chegada antecipada dos meteoros Camelopardalids? Talvez! Eles certamente chamaram a atenção do dinamicista Esko Lyytinen. “Isso me fez pensar que, se o céu está claro aqui na Finlândia durante a chuva de meteoros prevista, vou tentar ajustar minha câmera para observar uma possível bola de fogo a luz do dia”, disse ele.

Permitida a reprodução desde que respeite a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs