sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fukushima: Acidente Pior Que Chernobyl Está Sendo Encoberto











A história da Usina Nuclear Fukushima-Daiichi, no Sudeste do Japão, chega ao seu ponto mais crítico desde quando foi atingida por um terremoto de 9 graus na Escala Richter seguido de uma enorme tsunami de 10 metros de altura.

Na época do ocorrido (11 de março de 2011), a notícia era de que dos seis reatores da usina, três (os de número 1, 2 e 3) estavam completamente danificados. Com o passar do tempo, a TEPCO - empresa mantenedora da usina - detectou o início de vazamentos de radiação, mas nenhuma importância foi dada por serem registros muito pequenos. Novos terremotos ocorreram na região nos últimos dois anos, cada um danificando ainda mais as estruturas da usina e gerando o prelúdio de um acidente que poderá ser maior do que o de Chernobyl, em 1986.

Novas medições da radiação em locais próximos à usina indicam que o nível encontrado em diversas partes seria o suficiente para matar uma pessoa em vinte minutos.Para piorar, 400 toneladas de água contaminada estão vazando diretamente para o Oceano Pacífico todos os dias. Os residentes dos arredores já temem sair de suas casas e beber a água de suas torneiras. A preocupação deles é compartilhada, embora muito veladamente, pela TEPCO, que já está desenvolvendo drones para monitorar os níveis de radiação na usina e vizinhanças, evitando qualquer eventual morte de um de seus engenheiros - o que provaria o risco representado porFukushima.

Órgãos de saúde japoneses estão alarmados com as crescentes taxas de aparecimento de cânceres nos moradores dos arredores de Fukushima, enquanto pesquisadores dos EUA veem um aumento sutil da radioatividade na água e alimentos, tanto no Japão como em países banhados pelo Pacífico.

Relatórios recentes de várias entidades ligadas ao controle da energia nuclear e ao meio ambiente já acusam a radiação de Fukushima como a responsável pelo aparecimento de animais marinhos mutantes, mortandade de peixes por todo o Pacífico e de ursos no Alasca e costa do Canadá. Além disso, dezenas de marinheiros norte-americanos que ajudaram na evacuação dos arredores de Fukushima após o terremoto e tsunami de 2011 estão morrendo de câncer.

Para piorar, se a usina for atingida por outro terremoto maior do que 6 graus, ela poderá explodir e lançar radiação suficiente na atmosfera para afetar o mundo inteiro. O mesmo ocorreu em Chernobyl, cuja radiação foi observada até mesmo no Brasil e nas calotas polares em medições feitas menos de uma no depois do acidente.

E há motivos para se preocupar com isso. Desde 2011 cientistas japoneses e do mundo inteiro vêm alertando que um novo evento de magnitude 9 - ou até mesmo 10 - está prestes a acontecer no mesmo local. Os cientistas não concordam em datas e dizem que pode ser "hoje, amanhã ou daqui anos", mas todos têm em consenso que isso vai ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs