quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Estudo encontra mais magma em supervulcão de Yellowstone





HELENA, Mont. - A rocha derretida quente debaixo Parque Nacional de Yellowstone é 2 ½ vezes maior do que o estimado anteriormente, ou seja, supervulcão do parque tem o potencial para entrar em erupção com uma força de cerca de 2.000 vezes o tamanho do Monte St. Helens, de acordo com um novo estudo .





Gêiser Old Faithful do Parque Nacional de Yellowstone é um dos muitos recursos do parque alimentados por uma câmara maciça de magma localizado sob a área icônico.


Ao medir as ondas sísmicas de terremotos, os cientistas foram capazes de mapear a câmara de magma por baixo da caldeira de Yellowstone até 55 quilômetros de comprimento, principal autor Jamie Farrell, da Universidade de Utah, disse segunda-feira.


A câmara é de 18 milhas de largura e corre em profundidades de 3 a 9 quilômetros abaixo da terra, acrescentou.


Isso significa que há material vulcânico bastante abaixo da superfície para coincidir com a maior das três da supervolcano erupções ao longo dos últimos 2100 mil anos, disse Farrell.


A maior explosão - o vulcão do primeiro - era 2.000 vezes o tamanho da erupção de 1980 do Monte Santa Helena no estado de Washington. Um semelhante iria vomitar grandes quantidades de material vulcânico na atmosfera, onde ele iria circular a Terra, disse ele.


"Seria um evento global", disse Farrell. "Não haveria muita destruição e um monte de impactos em todo o mundo."


A última erupção de Yellowstone ocorreu 640.000 anos atrás, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Durante anos, os observadores de rastreamento enxames terremoto sob Yellowstone têm alertado para a caldeira está atrasado para entrar em erupção.


Farrell descartou essa idéia, dizendo que não há dados suficientes para estimar o momento da próxima erupção.


"Nós acreditamos que haverá uma outra erupção, só não sei quando", disse ele.


Existem instrumentos suficientes de monitoramento da atividade sísmica do Yellowstone que os cientistas provavelmente saberia bem antes do tempo se havia uma atividade incomum acontecendo e magma estava se movendo para a superfície, disse Farrell.


Yellowstone Volcano Observatory dos USGS listados nível de alerta do vulcão do parque como "normal" para dezembro.


Yellowstone atrai milhões de visitantes com as suas características geotérmicas dos geysers, fontes termais e borbulhantes panelas de barro. O parque acaba de abrir suas portas no domingo para sua temporada de inverno.


Funcionários do parque não retornou imediatamente um pedido de comentário.


Um grande terremoto em Yellowstone é muito mais provável do que uma erupção do vulcão, disse Farrell.


O terremoto de magnitude 7,5 Hebgen Lago matou 28 pessoas lá em 1959.


Farrell apresentou suas descobertas na semana passada para a União Geofísica Americana. Ele disse que é enviá-lo para uma revista acadêmica para revisão por pares e publicação.


Professor de geologia da Universidade Brigham Young Eric Christiansen disse que o estudo por Farrell e Universidade de Utah Professor Bob Smith é muito importante para a compreensão da evolução de grandes vulcões como o Yellowstone do.


"Ele nos ajuda a compreender o sistema ativo", disse Christiansen. "Não é no ponto em que precisa se preocupar com uma erupção iminente, mas cada pedaço de informação que temos que nos preparar para essa eventualidade."


Fonte:http://www.pressherald.com/news/Study_finds_more_magma_in_Yellowstone_s_supervolcano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs