quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Campo Magnético da Terra está Enfraquecido

Campo Magnético da Terra está Enfraquecido

A Agência Espacial Europeia lançou na sexta-feira três satélites e espera que isso irá ajudar a entender por que o campo magnético da terra que faz com que a vida humana seja possível, parece estar enfraquecendo.

Os satélites, compreendendo projeto Enxame da ESA, foram lançados a partir do Cosmódromo de Plesetsk, Rússia em um veículo Rockot em 07:02 EST e foram colocados em órbita quase polar, a uma altitude de 490 km (304 milhas) de cerca de 91 minutos depois.


[Imagem: ?m=02&d=20131122&t=2&...E9AL1KS100]



Os dados que Swarm irá recolher para os próximos quatro anos, vão ajudar a melhorar a compreensão relativamente embaçada do campo magnético que protege a vida na Terra da radiação solar letal e ajuda alguns animais, migram dos cientistas.


Os cientistas dizem que a magnetosfera está enfraquecendo e pode ocorrer tudo, e desaparecer em menos de 500 anos, e que isso é precursor para virar de cabeça para baixo(inversão de pólos magnéticos).


[Imagem: wwb_img74.jpg]



Isso já aconteceu antes - o registro geológico sugere que o campo magnético tem revertido a cada 250 mil anos, o que significa que, com o último evento de 800 mil anos atrás, um outro parece já ter passado do prazo.


Embora os efeitos são difíceis de prever, as consequências podem ser enormes. Satélites, essenciais, entre outros para comunicações, poderiam ser mais expostos ao vento solar, também a indústria do petróleo usa as leituras do campo magnético para orientar treinos.


"Swarm é uma missão essencial, não só para a Europa, mas também para o mundo", Diretor Geral da ESA, Jean-Jacques Dordain, disse à Reuters após o lançamento. "Não podemos viver no planeta Terra sem este 'escudo magnético'.".






O campo magnético esta enfraquecendo e uma reversão dos pólos pode ser iminente.


Se isso ocorrer, teremos provavelmente grandes inundações catastróficas, continentes desaparecendo e novos continentes surgindo.

Ou como é que vocês explicam a grande quantidade de cidades submersas já encontradas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs