segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A fuga de radiação de Fukushima atinge um nível que mata em 20 minutos



Os níveis de radiação no ar perto da área atingida da Central Nuclear japonesa de Fukushima subiram tanto que pode matar uma pessoa em 20 minutos.

Conforme relatado pelo site australiano news.com.au citando a mídia japonesa, o operador da central, Tepco, registou um recorde de radiação perto do tubo de aço que liga os prédios dos reatores e a turbina de ventilação 120 metros de altura localizado do lado de fora e que serve para evitar o aquecimento das barras de combustível nuclear. 

A empresa mede a radiação em oito pontos ao redor do tubo: os dois maiores as taxas atingiram 15 e 25 sieverts por hora. 


Este é o mais alto nível de radiação já registado: acima, a Tepco informou de 10 sieverts por hora no pipeline. 


Hoje, um total de 400 toneladas de água radioativa produzida durante a limpeza no local diariamente entra no Oceano Pacífico. 


Engenheiros repetidamente admitem o fracasso do sistema de purificação de água radioativa utilizada na central. 


A empresa começou há duas semanas, a remoção das barras de combustível de urânio e plutónio da piscina, onde são mantidas refrigeradas, num processo que vai durar cerca de um ano, como fase inicial do desmantelamento da central. 


Na época a Tepco disse tem tudo preparado para minimizar os riscos e sua equipe que irá realizar a missão, sem qualquer controle externo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs