terça-feira, 10 de dezembro de 2013

500 mil KM3 de água potável debaixo do mar







É um anúncio auspicioso, numa altura em que várias regiões do planeta já se debatem com dificuldades para aceder a água potável. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, as reservas de água doce e salobra debaixo do leito dos oceanos - que se imaginava serem raras - totalizam cerca de 500 mil quilómetros cúbicos, o suficiente para sustentar regiões inteiras durante muitos anos.

"O volume destas reservas de água é 100 vezes superior ao que extraímos do subsolo da Terra no último século desde 1900", disse Vincent Post, da Universidade de Flinders, na Austrália, citado pelo site Science Daily. "termos conhecimento destas reservas é excelente porque este volume de água poderia sustentar algumas regiões durante décadas".

Os depósitos de água, chamados aquíferos, formaram-se pela concentração de água das chuvas ao longo de centenas de milhar de anos, em áreas que se encontravam à superfície. Quando o clima da Terra começou a aquecer, há cerca de 20 mil anos, provocando degelos, os oceanos cobriram estas áreas. Mas vários reservatórios ficaram protegidos do contacto com a água do mar devido aos sedimentos e camadas de argila que se acumularam antes da subida da água salgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs