COMETA C/2012-K1, descoberto em maio de 2012 se aproxima da Terra
O Cometa C/2012 K1 (PANSTARRS) é um cometa descoberto com magnitude 19,7, a distância de 8,7 UA – Unidades Astronômicas do Sol em 17 de maio de 2012 usando o telescópio Pan-STARRS localizado perto do cume do Haleakalā , na ilha de Maui no Havaí (EUA). (Esse astro não deve ser confundido com o cometa C/2011 L4 (PANSTARRS), que se tornou brilhante em março de 2013, ao passar próximo à Terra.)
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
COMETA C/2012-K1, descoberto em maio de 2012 se aproxima do seu períélio e da Terra
Fonte: http://spaceweather.com/
O cometa começou o ano de 2014 como um objeto visível desde o hemisfério norte. No final de abril 2014, animou seu brilho para uma magnitude aparente aproximada de 8,8 tornando-se um pequeno alvo para observadores experientes visualizarem com telescópio / binóculos. O cometa atualmente apresenta magnitude 8,2 de brilho.
O cometa K1 está se movendo atualmente através da Ursa Major, brilhando como uma estrela de magnitude 8. Isso o torna um alvo fácil para telescópios de médio porte, ainda que invisível a olho nu. Astrônomos amadores que desejam imagens do cometa podem encontrar elementos orbitais e uma efeméride aqui.
Em 27 de agosto de 2014 o Cometa C/2012-K1 (PanSTARRS) passará pela órbita da Terra apenas a 0,05 UA de distância. Infelizmente para os observadores do céu, a Terra não vai estar próxima. Nosso planeta vai estar do outro lado do sol durante a aproximação do cometa C/2012-K1. A melhor hora para fotografar o cometa é agora. O astrônomo Damian Peach do Reino Unido tirou esta foto de seu observatório no seu quintal em Selsey, West Sussex, no dia 31 de Maio:
Acima: Cometa C/2012-K1, sua imagem destaca atmosfera verde vívida do cometa ou “coma”. A tonalidade verde é um sinal de carbono diatômico e cianogênio, dois gases que surgem em verde quando iluminados pela luz e energia solar no quase vácuo do espaço. “A Cauda de íons ao longo do cometa ainda é bastante fraca“, observa Peach. Para retirá-lo do fundo estrelado exigiu uma exposição de 30 minutos com seu telescópio de 4 polegadas.
Se a Terra e o cometa estivessem no mesmo lado do sol, em agosto, a vista seria espetacular. O desapontamento será mitigado, só um pouco, por meio de imagens que serão feitas pela espaçonave SOHO-Observatório Solar e Heliosférico, com o coronagraph C3 que irá acompanhar o cometa quando ele passar por trás do sol (do nosso ponto de vista) a partir de 02 de agosto até 16 de agosto.
O cometa chegará ao seu periélio (momento de sua maior aproximação do Sol) em 27 de agosto de 2014, a uma distância de 1.05 UA-Unidades Astronômicas (157 milhões de km ). Ele cruzará o equador celeste em 15 de setembro de 2014 tornando-se então um objeto visível desde o hemisfério sul.
O cometa deve atingir seu pico de magnitude -6, em meados de outubro de 2014 (em data bem próxima das ELEIÇÕES no Brasil) quando ele terá um alongamento de cerca de 75 graus do sol. Poderá ser visível a olho nu para um observador experiente e atento, mas será muito mais fácil de ser detectado em binóculos ou com um pequeno telescópio.
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br
El beso: un gesto ancestral con poderes modernos
-
Un nuevo estudio aborda el origen de este símbolo de amor, respeto y afecto
desde una perspectiva diferente y va más allá del romanticismo. Besar es un
ges...
Há 2 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário