07/06/14 - Saiba mais sobre essa asteróide que vem nos fazer uma visita no dia 08 de junho
A humanidade deve ser grata ao "The Beast" ( A Besta em português ), já que esse grande asteroide não tem a Terra em sua mira.
Neste domingo (8 de junho), o asteróide próximo da Terra 2014 HQ124 ( apelidado de The Beast / A Besta ), vai passar muito próximo do nosso planeta, a apenas 1.250 mil km em sua maior aproximação, ou cerca de 3,25 vezes a distância da Terra à Lua.
Brasileiros descobrem asteróide potencialmente perigoso
Estamos finalmente nos preparando para uma colisão de asteróide
Nuvem com trilhões de cometas e asteróides é revelada ao redor ao redor do Buraco Negro da Via Láctea
Não há nenhuma chance de um impacto, salientam os pesquisadores. Mas o asteróide 2014 HQ124 de 335 metros de largura poderia fazer um grande estrago se colidisse com o nosso planeta.
"Este iria ser catastrófico se ele atingisse a Terra", comenta o expert em impactos de asteróides, Mark Boslough, de Sandia National Laboratories, no Novo México. "Se ele se chocasse contra uma cidade, ela iria acabar com toda a área metropolitana", acrescentou Boslough.
O asteróide próximo da Terra 2014 HQ124 é visto por telescópio instalado na Austrália no dia 5 de junho de 2014.
O asteróide passará próximo da Terra a uma distância superior a órbita da Lua no dia 08 de junho de 2014.
Créditos: Slooh
O asteróide 2014 HQ124 está atualmente viajando a cerca de 50.000 km/h em relação à Terra, mas, se o asteróide estivesse em rota de colisão, a gravidade do nosso planeta iria aumentar ainda mais sua velocidade, e ele poderia chegar até cerca de 64.000 km/h no momento do impacto.
Se 2014 HQ124 é objeto sólido (o que não se sabe), iria desencadear uma explosão com potência de cerca de 2.000 megatons (uma megatonelada é equivalente a 1000 mil toneladas), comenta Boslough. Para efeito de comparação, a bomba atômica que os Estados Unidos lançaram sobre a cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial, tinha cerca de 15 quilotons.
Essa grande colisão resultaria em uma cratera de cerca de 3 quilômetros de diâmetro, e um evento como esse quebraria janelas a mais de 100 quilômetros de distância.
O asteróide 2014 HQ124 foi descoberto no dia 23 de abril desse ano, apenas seis semanas antes de sua máxima aproximação. Esse tempo não seria suficiente para tentar alguma manobra para desviar o asteróide casos ele tivesse em rota de colisão com a Terra. Mas isso não significa que o asteróide poderia matar milhões de pessoas se atingisse Nova York ou Tóquio.
A órbita do asteróide próximo da Terra 2014 HQ124, descoberto no dia 23 de abril de 2014. O asteróide fará sua máxima
aproximação com a Terra no dia 08 de junho, a uma distância segura. Créditos: NASA / JPL-Caltech
"Se conseguíssemos descobri-lo com mais antecedência, teríamos uma boa precisão de posição e velocidade", disse Boslough. "Então os cientistas da JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA) seriam capazes de prever o seu ponto de impacto e o horário exato que ele colidiria com a Terra ".
Haveria, assim, provavelmente, muito tempo para organizar uma campanha de evacuação eficaz, mas isso nem sempre é o caso, afinal, a maior parte dos asteróides são menores e não são detectados com antecedência.
Em fevereiro de 2013, por exemplo, um asteróide com largura de 20 metros explodiu no céu acima da cidade russa de Chelyabinsk, destruindo milhares de janelas e ferindo mais de 1.200 pessoas. E há muito mais objetos lá fora, como o asteróide Chelyabinsk. Pequenas rochas espaciais que cruzam sem aviso através das profundezas escuras do espaço.
Os cientistas acreditam que já detectaram 95% dos asteróides com capacidade de acabar com nossa civilização (asteróides com pelo menos 1 km de diâmetro). Mas existem provavelmente, mais de 1 milhão de asteróides próximos da Terra, com pelo menos 30 metros de largura, e desses, menos de 1% foram descobertos.
Fonte: Space
Imagens: Slooh / NASA / JPL-Caltech
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
http://www.galeriadometeorito.com/2014/06/asteroide-apelidado-de-besta-passa-proximo-terra.html#.U5OdxnIs08o
PORTAL - GNA - UFOLOGIA - 40 MESES SPMBRIOS NO MUNDO - SANTO AGOSTINHO -
MÉDIUM GILBERTO RISATO - UFOLOGIA CÓSMICA ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA
ALIENÍGENA - GNA
-
41:51
Tocando agora
40 MESES SOMBRIOS NO MUNDO | PELO ESPIRITO DE SANTO AGOSTINHO
Brasil Espirita
14 mil visualizaçõeshá 1 dia
Há 12 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário